Ensino_EnsinoSuperior

Capes define diretrizes para concessão e pagamento de bolsas da UAB

A portaria definiu os papéis de cada agente integrante da Universidade Aberta do Brasil e do bolsista

postado em 25/10/2016 18:44

A portaria definiu os papéis de cada agente integrante da Universidade Aberta do Brasil e do bolsista

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) regulamentou as diretrizes para concessão e pagamento de bolsas aos participantes da preparação e execução dos cursos e programas de formação superior, inicial e continuada no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A portaria, publicada na edição do Diário Oficial da última segunda-feira, definiu os valores das bolsas, de R$ 765 a R$ 1.500, além das atividades que devem ser exercidas. Também definiu as atribuições dos agentes integrantes do sistema UAB, que são a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), as Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) e os Estados e Municípios.


A Capes deve editar atos normativos relativos à concessão e pagamento de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito da UAB, emitir orientações sobre as atribuições e obrigações relativas às funções previstas para os bolsistas, coordenar, acompanhar e monitorar a concessão de bolsas por meio de sistemas informatizados específicos e de instrumentos que considerar apropriados para o acompanhamento e avaliação da consecução das metas físicas da UAB, efetuar o pagamento mensal das bolsas de estudo e pesquisa, suspender o pagamento das bolsas sempre que ocorrerem situações que motivem ou justifiquem a medida, notificar o bolsista em caso de restituição de valores e divulgar informações sobre o pagamento das bolsas no site da instituição.

É dever das Ipes selecionar os bolsistas de acordo com os critérios definidos pela Capes, cadastrar e manter atualizados os dados pessoais e acadêmicos dos cursistas aprovados em processo seletivo, indicar professor responsável pelo curso para atestar as informações prestadas, enviar à Capes as solicitações mensais de pagamento para os bolsistas que tiveram suas atividades confirmadas, realizar o processo de supervisão e monitoramento das atividades dos bolsistas. Os Estados e Municípios devem indicar professores da rede pública de ensino para a função de coordenador de polo.

Os bolsistas devem manter seus dados atualizados, desenvolver as atividades previstas na bolsa, devolver pagamentos errados que por acaso possam ter sido feitos pela Capes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação