Jornal Correio Braziliense

Ensino_EnsinoSuperior

Estudantes decidem pela ocupação da UnB

Assembleia teve cerca de 1,2 mil presentes. No momento, grupo está na Reitoria da instituição. Câmpus de Planaltina está ocupado desde domingo à noite

Alunos da Universidade de Brasília (UnB) decidiram, em assembleia nesta segunda-feira (31/10), pela ocupação da instituição e tomaram a Reitoria do câmpus Darcy Ribeiro gritando "a Reitoria é nossa".

Acompanhe a movimentação de alunos em direção à Reitoria, com gritos de "não vai ter PEC, vai ter greve":

[VIDEO2]

A assembleia geral dos estudantes, convocada pelo Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães (DCE), começou às 18h no Instituto Central de Ciências (ICC) Norte. O objetivo dos alunos era debater a Proposta de Emenda à Constituição 55 , (antiga PEC 241), que mudou de nome após mudança para tramitação no Senado, que limita e congela os gastos públicos por 20 anos.

[FOTO821880]

[SAIBAMAIS]Segundo o DCE, havia 1,3 mil presentes; e apenas 23 contrários à ocupação. O encontro não discutiu a possibilidade de ocupar outros câmpus. Novas assembleias devem ser convocadas na terça-feira (1;) para decidir sobre a ocupação de faculdades e institutos específicos. Uma das decisões é que o prédio do Bloco de Salas de Aula Sul (BSA Sul) será ocupado a partir das 22h30 desta segunda-feira (31).

Os discursos a favor da ocupação foram aplaudidos, enquanto os favoráveis à PEC 241 foram vaiados. Alguns estudantes defenderam a possibilidade de ocupação tanto do ICC quanto da Reitoria do câmpus Darcy Ribeiro.

Assista vídeo da assembleia:

[VIDEO1]


Segundo o representante da Comissão Eleitoral do DCE Arthur Sandoval, "está previsto no estatuto do DCE: para que qualquer decisão seja aprovada em assembleia, é necessária a presença de, no mínimo, 3% dos estudantes da universidade ; índice que não é atingido desde 2008".

A União Nacional dos Estudantes (UNE) estima que cerca de 1,2 mil estudantes estiveram presentes na assembleia, considerada a maior dos últimos anos na Universidade de Brasília. Segundo a presidente da organização, Carolina Vitral, a PEC 241 representa um retrocesso para a educação pública do país. "A ocupação da UnB mostra que a universidade não vai permitir esse atraso", afirmou.

O câmpus de Planaltina da UnB foi ocupado no último domingo (30).

Colaborou Thiago Soares