Ensino_EnsinoSuperior

Nova reitora da UnB, Márcia Abrahão toma posse nesta quinta-feira (24)

Evento na Universidade de Brasília foi marcado por manifestação de alunos contrários ao racismo

postado em 24/11/2016 18:43

Márcia Abrahão e Enrique Huelva durante a posse

A nova reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, tomou posse em cerimônia no Ministério da Educação (MEC) na tarde desta quinta-feira (24) e, às 18h, teve início a cerimônia pública de transmissão do cargo no Anfiteatro 10 da Ala Sul do Instituto Central de Ciências (ICC). O evento foi ocupado por manifestação de estudantes contra o racismo.

Evento na Universidade de Brasília foi marcado por manifestação de alunos contrários ao racismo

Eles fazem parte de um coletivo denominado Quilombo entraram na posse da nova reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, reivindicando um espaço de fala na cerimônia. A organização do evento cedeu o espaço e o coletivo ; representado por cinco alunos ; pediu o fim do racismo e que a UnB se tornasse "um centro de convivência negra". Parte dos estudantes afirmou ter sido agredida por seguranças no local.

Alunos do coletivo pediram fim do racismo

Confira momento em que estudantes reivindicaram momento de fala no evento:

[VIDEO1]

A cerimônia está sendo transmitida ao vivo no Facebook da UnB TV.

Enrique Huelva é o novo vice-reitor. Com Márcia Abrahão, ele estará à frente da instituição entre 2016 e 2020. A chapa deles foi eleita por 53,34% dos votos. Na última terça-feira (22), a indicação foi ratificada pelo presidente Michel Temer em decreto de nomeação publicado no diário oficial.

Confira os perfis da reitora e do vice-reitor

Márcia Abrahão

Evento na Universidade de Brasília foi marcado por manifestação de alunos contrários ao racismoDocente da Universidade de Brasília desde 1995, Márcia Abrahão Moura será a primeira mulher a exercer o cargo de reitora efetiva na instituição. Possui graduação (1986), mestrado (1993) e doutorado (1998) em Geologia pela UnB, com período sanduíche na Université d;Orleans e BRGM, na França. É também pós-doutora (2003-2004) pela Queen;s University, no Canadá, na área. Além do ensino na graduação, acumula experiência como pesquisadora do CNPq e membro do Programa de Pós-Graduação em Geologia, um dos únicos na UnB com conceito 6 na avaliação da CAPES.

Natural do Rio de Janeiro (RJ), mudou-se para Brasília em 1980 e sua trajetória está ligada à UnB desde 1982, quando ingressou para o curso de Geologia. Posteriormente, também fez mestrado e doutorado na Instituição e passou a integrar seu quadro docente.

Desde 2014, é diretora do IG, unidade na qual também exerceu a vice-direção. Foi decana de Ensino de Graduação, de 2008 a 2011, quando coordenou o Programa de Reestruturação Universitária (Reuni), processo de liberação de recursos para expansão acadêmica, de infraestrutura e dos campi da Universidade.

Entre as principais pautas de seu mandato como reitora estão implementar a flexibilização da jornada de trabalho para os servidores da UnB, o incentivo à capacitação, a ampliação das políticas de acolhimento e permanência, a modernização da infraestrutura e o estímulo à excelência no ensino e aprendizagem.

Enrique Huelva Evento na Universidade de Brasília foi marcado por manifestação de alunos contrários ao racismo

Linguista, professor e pesquisador, Enrique Huelva é diretor do Instituto de Letras desde fevereiro de 2014, após ter atuado como coordenador dos cursos noturnos de Graduação, chefe do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, vice-diretor do Instituto de Letras e coordenador do Núcleo de Recursos e Estudos Hispânicos. É, também, diretor-geral do Instituto Confúcio na UnB.

Desde 2002, ministra aulas no curso de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Possui mestrado em Filologia Germânica, Filologia Hispânica e História e doutorado em Linguística pela Universidade de Bielefeld (Alemanha), onde atuou como professor de Filologia Hispânica entre 1997 e 2002.

Com informações da UnB Agência

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação