Ensino_EnsinoSuperior

Marcha pela Ciência ocorrerá em brasília

O evento que acontece em mais de 500 cidades pelo mundo é promovido na cidade de Brasília por estudantes e professores da UnB. A marcha ocorre no Dia Internacional da Terra e celebra a importância da ciência para a sociedade

postado em 19/04/2017 19:16

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB) promove a Marcha Internacional pela Ciência na cidade de Brasília no sábado (22), data em que se comemora o Dia Internacional da Terra. O evento começa às 14h e a concentração será nas proximidades do Museu Nacional da República. A Marcha pela Ciência tem como objetivo disseminar a ideia de que a ciência é fundamental para a construção de políticas e regulamentos de interesse público e, para isso, pretende reunir pessoas da comunidade científica e acadêmia, além de interessados em ciência.

A mobilização surgiu nos Estados Unidos, organizada por cientistas e entusiastas que reivindicam maior reconhecimento da sociedade e dos governantes. Agora ela já ultrapassa a marca de 400 marchas satélites em diversos países, envolvendo instituições de ponta em ciência e educação. No Brasil, a marcha será realizada em 21 cidades, por 14 estados, como Recife (PE), São Paulo, Natal (RN), Rio de Janeiro e Salvador (BA). Os organizadores esperam uma adesão massiva em todos os estados. Em São Paulo, a manifestação parte do Lago da Batata, a partir das 14h e cerca de 1500 pessoas já confirmaram presença.

O evento ocorrerá em mais de 500 cidades pelo mundo, entre elas Washington DC, Londres, Estocolmo e São Paulo. A realização é apartidária e pacífica, fundada em cinco princípios fundamentais que são:

1 - A ciência serve ao bem comum;

2 - Educação científica de ponta;

3 - Pela comunicação científica aberta, honesta e ao alcance do público;

4 - Por políticas e regulamentos de interesse público baseados em evidências;

5 - Pelo financiamento das pesquisas científicas e suas aplicações.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgou no dia 30 de março uma carta de sua presidente, Helena Nader, convocando a comunidade científica a participar da manifestação. A marcha, segundo a carta da SBPC, pretende reunir pessoas de toda a comunidade científica e acadêmica com a ciência como um interesse comum de melhoria da qualidade de vida de todos e como o melhor instrumento para a evolução do conhecimento humano.

Professores, pesquisadores e estudantes estão mobilizados a participar da ação. Também estão mobilizados cientistas e a sociedade civil organizada com o intuito coletivo de alertar os governantes e a sociedade como um todo a importância de resguardar, amparar e sustentar as instituições de ensino e pesquisa em todo o planeta. Informações pelo site.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação