A autonomia das universidades federais sobre a gestão das atividades realizadas pelos hospitais universitários é o tema do seminário que a Comissão de Seguridade Social e Família promove nesta terça-feira (30).
A deputada Erika Kokay (PT-DF), que pediu a realização do evento, explica que o hospital universitário, como filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), deixa de funcionar como instituição pública com interesse puramente social, e passa a funcionar com interesse econômico.
Segundo a parlamentar, isso permite a entrada e o uso do espaço interno da filial da EBSERH por estudantes de instituições privadas de ensino superior nas áreas da Saúde, ;causando grave prejuízo aos estudantes da universidade pública federal;.
Foram convidados para participar do evento, entre outros, o secretário de Educação Superior, Paulo Baroni; e os reitores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, e da Universidade Federal Fluminense (UFF), Wladinir Tadeu Batista Soares.
O seminário será realizado no plenário 7 a partir das 9h30.
A reunião pode ser acompanhada pelo .
Agência Câmara