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Como fazer gestores melhores, é foco de Seminário Internacional

Thays Martins
postado em 02/10/2017 19:37

Para que um educador se torne um gestor é necessário um processo de desenvolvimento pedagógico, é o que afirma Alexsandro Santos do Instituto Unibanco na abertura do segundo é último dia do Seminário Internacional Caminhos para a qualidade da educação pública. Ele explica que esse conhecimento tão necessário ao gestor educacional é responsabilidade de inúmeras partes. ;O desenvolvimento do gestor é um processo que exige um conhecimento teórico. A gente diz que a universidade não forma bem os gestores, mas será que é só tarefa da universidade fazer isso?;, provoca.


Ele ressalta que por muito tempo essa formação dos gestores não foi pensada e, consequentemente, essas habilidades não são ensinadas. ;Em 2016 o Ministério da Educação propõe uma matriz de Formação para os gestores, mas não avançou devido às mudanças políticas;. Essa matriz de acordo com ele solicitava cinco competências, administração pública e gestão democrática, planejamento estratégico, promoção da qualidade de ensino, cultura profissional e relação com a família. ;A gente ver que nada disso é ensinado;.


A professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Laurinda de Almeida disse que essas competências só são verificadas na ação. ;Nós temos que refletir sobre a função social da escola. E o gestor tem que combater a evasão de alunos e professores;, disse. Para que isso seja possível, a professora afirma que o gestor tem que ter alguns saberes. ;O saber de provocar o pertencimento. Os alunos, professores e comunidade têm que sentir que a escola é deles;, disse. Ela também acredita que deve-se ter uma formação específica para gestores. ;Ele tem que entender as diferentes lógicas: do professor, do aluno, da família e da comunidade;, acrescentou.


Elaine Hine, do Conselho de gestores escolares de Ontário trouxe a vivência do Canadá para explicar que o que deu certo lá foi a colaboração entre todos. ;Nós aprendemos que não conseguimos fazer nada sozinho, porque é muito complexo;, disse. ;E nós temos que colocar o aluno no centro e lembrarmos que nós somos a mudança;, afirmou.


Diretor tem que ser valorizado


A Secretária do estado da educação e da cultura do Rio Grande do Norte, Cláudia Santa Rosa, destacou que para ser gestor tem que se ter habilidades para isso. ;nem todo professor se revela um bom gestor;. Mas para ter bons gestores só será possível por meio da valorização dele. ;temos que falar da valorização de quem atua na educação. A falta de Formação deles acaba que a aprendizagem dos alunos seja muitas vezes esquecido;, disse. A Andressa Buss Rocha, Secretaria de Educação do Espírito Santo disse que essa valorização não precisa vim só na forma de remuneração. ;Às vezes são coisas simples como valorizar ideias e visitas na escola;, afirmou.


Manuel Palácios da Universidade Federal de Juiz de Fora, acrescentou a necessidade de investimentos na educação. ;Temos que lembrar que a educação é um bem público e os seus benefícios são sentidos por todos;, disse. ;O maior erro histórico do Brasil foi o não investimento na educação;, acrescentou Priscilla Cruz, do Todos Pela educação.


Fazer novos gestores


Encerrando o evento, Bernardete Gatti, do Conselho estadual de educação de São Paulo destacou a necessidade de se pensar em uma nova formação de gestores. ;Os cursos de licenciatura não tem uma disciplina de gestão, então essa formação precisa ser revista. Precisamos investir em mestrados em gestão;, disse. Guiomar Numo de Mello, do Conselho estadual de educação de São Paulo acrescentou que essa formação tem que ter vivência de escola. ;O gestor tem que conhecer bem o professor e o aluno;, disse. ;A educação tem uma praga que é a quantidade de projetos sem ter um foco;, destacou.


Evilen Campos, do Ministério da Educação ressaltou a preocupação do órgão com a formação dos gestores e que para isso são oferecidos uma série de cursos. ;Para o próximo ano existe a pretensão de ampliar esses cursos e para além disso queremos organizar de forma que cada gestor possa fazer um processo auto formativo, que isso é importante para que o sujeito possa se empoderar de sua formação;, disse.

*Estagiária sob supervisão de Ana Sá.


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