Neyrilene Costa*
postado em 05/01/2018 20:16

Para quem começou as aulas, a promessa era de que o passe seria liberado automaticamente a partir da última quarta-feira (3), o que não ocorreu. Alguns estudantes, ao passarem o cartão na catraca foram surpreendidos com a mensagem ;cartão vencido; e estão arcando do próprio bolso. É o caso de Bárbara Silva, 21 anos, estudante do 4; semestre de ciências sociais. Moradora de Ceilândia Norte, ela decidiu cursar verão para adiantar o curso. Sem o auxílio, a jovem não consegue chegar à faculdade. ;Ontem gastei R$17 para ir e voltar da aula. Hoje, não tive como ir porque não tenho dinheiro suficiente para arcar com as passagens. Dependo do dinheiro de minha mãe;, relata.
A Secretaria de Administração Acadêmica (SAA- UnB) informou o envio de duas listas com os nomes alunos matriculados no verão para o DFTrans, que afirmou ter liberado o benefício por meio de nota. Essa relação é de estudantes que foram matriculados até 3 de janeiro. Aqueles que se inscreveram depois desse período terão os nomes enviados ao órgão até a próxima terça-feira (9).
Como solucionar o problema
Caso apareça a mensagem ;cartão vencido; no validador da catraca, o universitário deve procurar um dos postos do DFTrans para verificar se houve algum problema e regularizá-lo.
Relatos dos universitários
Carlione Ramos, 30 anos, está na segunda graduação. Hoje cursa o 6; semestre de design na UnB. Formada em artes plásticas, ela é moradora de São Sebastião e não teve como ir à aula em que está matriculada para o verão: introdução à sociologia. ;Peguei o ônibus e tive que descer, pois o cartão não passou ontem, nem hoje. Não tenho dinheiro suficiente para as passagens;, relata. O intuito da estudante é adiantar o curso, mas, se continuar sem receber o passe, ela terá que trancar a matéria. O sentimento da universitária é de indignação. ;Sem o passe é muito complicado. Com as passagens caras não conseguirei terminar o verão. Infelizmente, nem todos têm condições de pagar pelo transporte;, lamenta.
Rebecca Monteiro, 28 anos, é mãe e estudante do 6; semestre de sociologia na UnB. Moradora do Novo Gama, ela foi para a instituição na quarta-feira (3) e, assim como Bárbara, teve que gastar R$17 com passagens para comparecer às aulas. Ela ficou sem dinheiro para ir ao câmpus nesta sexta-feira (5). ;Não tenho como pagar esse valor", afirma. Para Rebecca, segunda-feira será a última tentativa de passar o cartão. ;Se não der certo vou ter que trancar a disciplina;, disse. ;É um descaso com os estudantes os passes não funcionarem;, critica.
Como requerer o benefício
Alunos que participam de projetos na Universidade durante as férias devem conversar com o coordenador do projeto para que o benefício seja concedido. O docente fará o requerimento do passe no sistema. O login na plataforma é realizado com mesmos usuário e senha do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O coordenador deverá selecionar a opção Requisição de Passe Livre Estudantil Verão 2018, na lateral esquerda da página.