Ensino_EnsinoSuperior

Ano letivo da UnB começa nesta segunda-feira (5)

Atividades para receber os novos alunos serão marcadas pela conscientização sobre os direitos humanos. Aula inaugural será ministrada pela atriz, poetisa e cantora Elisa Lucinda

Karine Rodrigues*
postado em 02/03/2018 20:16

O ano letivo da Universidade de Brasília (UnB) começa na segunda-feira (5) e, para receber os 5.120 novos alunos, está confirmada a tradicional recepção de boas-vindas, que este ano será marcada pela conscientização sobre os direitos humanos e a deflagração da campanha UnB Mais Humana. A iniciativa faz parte das celebrações dos 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos. O ponto alto será a realização da aula inaugural #inspiraUnB com a participação da atriz, cantora e poetisa Elisa Lucinda. Durante o evento, que ocorrerá quarta-feira (7), às 10h, no Centro Comunitário Athos Bulcão, Lucinda, que é ativista da ONU Brasil, abordará o tema ;Palavra é poder;.


Elisa Lucinda dará as boas-vindas aos calouros na quarta-feira (7)

Abertura do evento contará com um encontro de baterias dos membros das atléticas da universidade e de corais, reunindo o Coro Sinfônico Comunitário e o Madrigal da UnB, para entoar o Hino Nacional. A entrada é aberta ao público.

Os câmpus Ceilândia (FCE) e Planaltina (FUP) também terão atividades específicas para receber os estudantes (confira clicando no nome de cada câmpus).

O que o novo semestre reserva aos estudantes?

Raquel é caloura de ciências ambientais


Para quem chega à UnB, a expectativa é grande. Caloura de ciências ambientais, Raquel Bertoli, 18 anos, tem grandes expectativas para o curso, que ela concilia com a graduação em medicina veterinária, no Centro Universitário de Brasília (UniCeub). ;Estou muito, muito, muito ansiosa! Eu sempre ficava passando pela UnB quando estava no ensino médio, sonhava em estudar ali um dia. Mal posso esperar pelas saídas à campo! Acho que vai dar trabalho, mas vai valer a pena;, conta, com animação.

Prestes a estudar filosofia, Ericles está animado

Ericles Douglas, 18, será aluno de filosofia. Apaixonado pelas ciências humanas, ele fez curso de teologia na Universidade Católica de Brasília (UCB), ao sair do ensino médio, quando tinha apenas 15 anos. Ele relata que pretende aproveitar o máximo de recursos que a academia ofertar. ;Acho que minha experiência vai ser muito boa! Tanto pelas referências do próprio curso, quanto pelo prestígio da UnB. Fico muito feliz em poder usufruir do que a universidade pública oferece, como o intercâmbio que quero fazer;, planeja.


Aluna de letras, Naira cobra mais professores e melhor estrutura


Já os veteranos apontam melhorias a serem feitas na universidade. Naiara Ferraz, 21, é aluna do 5; semestre de letras e conta que as dificuldades começam antes mesmo do início das aulas, na montagem da grade horária. ;Não temos uma constância e está sempre um caos, fica uma bagunça no sistema. As coisas são muito atravessadas, não são organizadas direito;, queixa-se. A estudante também relata que o corte de gastos, pela falta de verba, tem afetado o dia a dia dos alunos. ;O corpo docente está pequeno, tem várias matérias sem professor e não temos ideia de quando vai ter. O RU (Restaurante Universitário) triplicou o preço da comida e piorou a qualidade, foram cortadas várias opções de refeição e coisas básicas, como azeite e palito de dente. Também soube que a equipe de segurança vai diminuir esse semestre, o que é muito preocupante. A gente tem muito caso de estupro e violência, principalmente à noite que é muito perigoso.;

Prestar a se formar em sociologia, Mateus cita problemas do câmpus Darcy Ribeiro

Mateus Paula Leite, 23, está quase se formando em sociologia e começa agora o 11; semestre. Na reta final do curso, ele também teve dificuldades para se matricular em algumas matérias, Mateus relata que a demanda é maior que a oferta de vagas. O aluno também conta que a estrutura física da UnB apresenta vários problemas. ;Nos pavilhões, as salas ficam muito quentes. O sistema de ventilação é horrível e não é possível instalar ventiladores porque a rede elétrica não sustenta. E esse problema na energia elétrica também afeta a iluminação. Para quem estuda à noite e deixa o carro mais longe no estacionamento, é perigoso, principalmente para as mulheres;, observa.

De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom/UnB), um conjunto de ações da Prefeitura da Universidade de Brasília prevê melhorias no câmpus Darcy Ribeiro neste início de semestre, incluindo a revitalização de 20 faixas de pedestres e a instalação de novas placas de sinalização, com novo limite de velocidade, pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

A preocupação dos veteranos com a iluminação também foi colocada na lista de manutenções. Segundo a comunicação, árvores foram podadas para otimizar a iluminação dos postes nos locais em que há maior movimentação de pessoas. O plano de atividades também inclui a revitalização de algumas salas de aulas, revisão na iluminação pública, melhorias nos estacionamentos do BSA (Bloco de Salas de Aula) Sul e Norte, e também pintura dos meios-fios dos estacionamentos da Faculdade de Direito (FD), da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (Face) e do Instituto Central de Ciências (ICC).

UnB Mais Humana

A campanha em defesa dos direitos humanos é o novo posicionamento institucional da UnB e prevê, nas bases políticas, que orientará a comunidade a ter mais respeito, solidariedade, equidade, compromisso e cidadania. De acordo com a Secom, adotar a campanha também significa ;garantir educação gratuita e de qualidade; oportunizar aprendizagem e expressão de pontos de vista com liberdade e independência e inspirar o exercício da cidadania como consequência do direito à educação;.

A professora e secretária de Comunicação da UnB, Tha;s de Mendonça Jorge, afirma que a criação do posicionamento foi coletiva e motivada pela comemoração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. ;A universidade vem sofrendo muitos ataques do país inteiro. Dizem que a universidade pública é desnecessária e gastadora, mas aqui nós estamos fazendo ciência, tratando de relações humanas, produzindo e compartilhando conhecimento com as pessoas que passam pela instituição. Isso é a função das universidades;, defende.

A campanha prevê ações no decorrer do ano. A primeira delas é o lançamento do Conselho de Direitos Humanos da UnB (CDH/UnB), no Dia Internacional da Mulher, na quinta-feira (8), às 11h, no Anfiteatro 9 do Instituto Central de Ciências. Na ocasião, a professora Lourdes Bandeira apresentará a pesquisa Violência contra as mulheres no âmbito da universidade. Nas redes sociais, as timelines devem ficar recheadas de séries com histórias de quem passa pela UnB: alunos, professores e funcionários. A Tô na UnB já está no ar e apresenta os calouros que ingressam na universidade.

UnB em números

38.583 alunos de graduação
32.366 matriculados no câmpus Darcy Ribeiro
2.407 no câmpus da Faculdade de Ceilândia
2.570 no câmpus da Faculdade do Gama
1.240 no câmpus da Faculdade de Planaltina
5.129 calouros ingressam no 1; semestre de 2018

*Estagiária sob a supervisão de Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação