Ensino_EnsinoSuperior

No último dia de inscrições, candidatos enfrentam dificuldades no Fies

Segundo candidatos, o sistema on-line oscila e apresenta erros na hora de salvar informações

Karine Rodrigues*
postado em 15/03/2018 18:06
Termina nesta quinta-feira (15) o prazo de inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Com dificuldades no acesso ao portal do Ministério da Educação (MEC), estudantes reclamam de dificuldade para concluir o registro e se preocupam com o risco de perder uma vaga no ensino superior. Candidatos que têm até o fim do dia para se inscrever se encaixam na categoria destinada a famílias com renda per capita mensal de até três salários mínimos, já pré-selecionados. Para estudar no primeiro semestre, essas pessoas disputam 80 mil vagas a juro zero. Esse modelo foi implementado no ano passado, no chamado Novo Fies.
Andrezza Yara Resende, 19 anos, passou um sufoco até conseguir finalizar o cadastro para o Fies em uma vaga de odontologia na Universidade Paulista (Unip). Para resolver a situação, ela precisou perder aulas e enfrentou correria e muita burocracia. A jovem baiana conta que as dificuldades começaram quando precisou conseguir uma lista de documentações e exigências que permitissem o cadastro da mãe, que é autônoma, no sistema como responsável financeira. Isso porque não conseguiu alterar a função de provedor para outro familiar com renda comprovada, já que o sistema não salvava as alterações que ela fazia.
Há algum tempo, Andrezza sonha com em cursar odontologia
Depois, o erro estava no valor da semestralidade a ser financiado pelo Fies. Mais uma vez, Andrezza teve dificuldades para editar as informações no site que oscilava a conexão frequentemente. A jovem conta que o site acusava ;erro de sistema;, como se o prazo já tivesse acabado. Em contato com a central de atendimento do MEC, Andrezza descobriu outro problema: informaram à estudante que uma demanda já havia sido cadastrada no CPF dela, quando, na verdade, era a primeira solicitação formal que ela fazia. Até agora, Andrezza não sabe o que aconteceu ao certo, mas o nome cadastrado era parecido com o dela.

No início desta tarde, o sistema voltou ao ar e a estudante conseguiu se inscrever, mas desabafa: ;Me senti humilhada! Para conseguir entrar no ensino superior, tive que passar por tudo isso. Apesar de ser um benefício, não é algo de graça, vamos pagar por isso um dia. De ontem para hoje, estava certa de que não iria conseguir. Quem ia se responsabilizar? A mensalidade da minha facultade é muito cara. Provavelmente, trancaria a minha matrícula e tentaria outra vez nos próximos semestres;.

Ela conta que foi fundamental ter a ajuda dos funcionários da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da universidade. Laísa Rocha, assistente administrativa da Unip, acompanhou de perto a situação de Andrezza, mas relata outros casos. ;Quando um aluno vai se inscrever no Fies e acaba cadastrando alguma informação divergente, tem reabrir o processo. A faculdade consegue reabrir, mas quando o aluno vai concluir a inscrição, depois de ter alterado as informações que estavam erradas, ele recebe a mensagem de que o processo está vencido e ele não consegue concluir;, exemplifica.

Laísa conta que, nesses casos, a faculdade precisava abrir uma demanda de atendimento no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que era resolvida em média em torno de 24h. A assessoria de comunicação do MEC informou que os casos de problema na inscrição são pontuais e estão sendo sanados, assim que são comunicados.

Na internet, internautas ocuparam as redes sociais com posts e comentários na página do MEC com reclamações:
Segundo candidatos, o sistema on-line oscila e apresenta erros na hora de salvar informações
Segundo candidatos, o sistema on-line oscila e apresenta erros na hora de salvar informações
Segundo candidatos, o sistema on-line oscila e apresenta erros na hora de salvar informações
Segundo candidatos, o sistema on-line oscila e apresenta erros na hora de salvar informações
*Estagiária sob supervisão de Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação