Ensino_EnsinoSuperior

Manifestantes pró-UnB ocupam prédio do FNDE, no Setor Bancário Sul

A ocupação começou no início da tarde, após a Polícia Militar ter dispersado estudantes, professores e servidores da UnB da porta do Ministério da Educação (MEC) usando bomba de gás lacrimogêneo e a cavalaria. Os manifestantes saíram do prédio por volta das 21h

Felipe de Oliveira Moura*, Flávia Maia
postado em 10/04/2018 17:08

Manifestantes ocupam o prédio FNDE e pretendem lançar um manifesto

Cerca de 120 manifestantes do protesto contra a situação orçamentária da Universidade de Brasília (UnB) ocuparam o prédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no Setor Bancário Sul. O grupo está no local desde o início da tarde desta terça-feira (10/4). Por volta das 17h, um manifesto foi divulgado pelos estudantes explicando os motivos da presença no edifício do FNDE (leia a íntegra abaixo). Entre as causas estão a ação policial e a falta de diálogo com o Ministério da Educação (MEC).

O MEC informou que iniciou a reunião com seis representantes de professores, alunos e servidores e a equipe da Secretaria de Educação Superior, entretanto suspendeu o encontro após manifestantes encapuzados quebrarem janelas com paus e pedras e tentarem invadir o prédio sede do MEC.

Por volta das 19h, segundo manifestantes, um representante do MEC foi até o prédio do FNDE para negociar com os estudantes. A pasta prometeu investigar a ação policial durante o protesto no edifício do ministério e formar uma mesa com a participação da UnB e do MEC e intermédio do Ministério Público Federal. O ministério ainda se comprometeu a promover outra audiência, com os estudantes. Caso o encontro não ocorra, os manifestantes prometem ocupar a Reitoria da universidade até o fim da semana.

A ocupação no FNDE começou depois que a Polícia Militar dispersou estudantes, professores e servidores da UnB da porta do Ministério da Educação (MEC) usando bomba de gás lacrimogêneo e a cavalaria e terminou por volta das 21h.

De acordo com o Tenente Coronel da PM, do Comando de Policiamento Regional Metropolitano, Carlos Andrade, os manifestantes tentaram invadir o prédio do MEC e como não conseguiram vieram ao FNDE. "A manifestação veio dispersando até a Rodoviária. Chegando lá, deram a impressão de que iriam embora, mas em uma manobra rápida vieram ao prédio do FNDE".

O protesto, organizado pelo Comitê em Defesa da UnB, começou às 10h e resultou em confronto com a Polícia Militar na porta do MEC e a interrupção do trânsito em uma das vias da Esplanada dos Ministérios. Após a ação policial, o grupo deixou a Esplanada dos Ministérios e optou por ocupar o prédio do FNDE. A Polícia Militar está no local. Não há registro de confrontos. Os funcionários do FNDE deixaram o edifício, segundo informações da PMDF.

[FOTO1140078]

Segundo a PMDF, três alunos foram detidos ; um por desacato, um por pichação e outro por dano ao prédio do Ministério da Educação, na frente do qual os manifestantes se concentram. Eles foram levados para a Superintendência de Polícia Federal.

A UnB fala em deficit de R$ 92 milhões em 2018. Por isso, a Reitoria estuda reduzir terceirizados e estagiários.


Reunião

Policiais se posicionaram diante do edifício para impedir a invasão do prédio do MEC, e o governo acabou aceitando receber um grupo de seis representantes da manifestação: dois membros do Diretório Central de Estudantes (DCE), dois do sindicato dos servidores e dois professores.

A organização do ato disponibilizou quatro ônibus para transportar os manifestantes do câmpus Darcy Ribeiro, no Plano Piloto, para a Esplanada. O protesto chegou a reunir cerca de 700 pessoas, segundo a PM. Os manifestantes falam em 2 mil.

A mobilização foi organizada pelo DCE, pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) e pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra). O Conselho Universitário, em reunião realizada na última sexta-feira (6), manifestou apoio ao pedido do DCE para que não houvesse prejuízo acadêmico aos estudantes que participassem do ato desta terça-feira.

Leia a íntegra do manifesto redigido pelos estudantes:
"Em nome do corpo estudantil da UnB e dos funcionários terceirizados, por meio desse manifesto, estamos vindo relatar a ocupação do FNDE após a dura repressão dos manifestantes pela Polícia Militar e Batalhão de Choque. Hoje, 10 de abril de 2018, a partir das dez horas da manhã, nos mobilizamos em frente ao Ministério da Educação. Nos mobilizamos contra os cortes orçamentários anunciados pela reitoria da UnB: contra a demissão de 55% dos funcionários terceirizados, contra a proposta de aumento dos preços do Restaurante Universitário e contra o corte das bolsas de assistência estudantil e dos estagiários.

Mais cedo, ao apresentarmos nossa pauta para o Ministério da Educação, fomos duramente reprimidos pela Polícia Militar e a tropa de choque, sofrendo forte repressão física: três estudantes foram retidos e uma estudante foi gravemente agredida, além de toda a massa de estudantes que foram atacados com spray de pimenta e lançamentos de gás lacrimogênio, inclusive após a dispersão.

Queremos que nossa causa seja ouvida e, nossos direitos, reconquistados.

Pelo fim dos cortes orçamentários, pela segurança dos alunos, pela não privatização das universidades federais e pela garantia de emprego e pela auditoria de contas dos funcionários terceirizados. Pelo fim da super faturação das empresas terceirizadas contratadas pela reitoria. Pelo direito de protestar livremente assegurado pelo Artigo 5; da Constituição Federal. Pela autonomia orçamentária e administrativa da UnB. Por uma resposta oficial do Ministro da Educação

RESISTIMOS"
[FOTO1140014]
*Estagiário sob a supervisão de Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação