Ensino_EnsinoSuperior

FNDE diz que manifestantes da UnB agrediram servidores do órgão

Estudantes deixaram o prédio do órgão após longa negociação com o MEC

Eu, Estudante
postado em 11/04/2018 11:56
Seis horas após a ocupação do prédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), localizado no Setor Bancário Sul, estudantes da Universidade de Brasília (UnB) deixaram o edifício público por volta das 21h dessa terça-feira (10). Segundo a Polícia Militar, eram de 80 e 100 manifestantes dentro do prédio.
Além da garantia da abertura de um canal permanente de diálogo entre o Ministério da Educação (MEC) e a UnB, uma das condições para saída do edifício foi a apuração do violento conflito em frente ao MEC, com intermediação de diversos órgãos. O primeiro encontro está marcado para esta quinta-feira (12). Um grupo de alunos ameaça ocupar a Reitoria por tempo indeterminado, caso não haja solução para o impasse.
Ocupação dos universitários da UNB no FNDE, do Setor Bancário Sul
Na manhã desta quarta-feira (11), o FNDE divulgou nota de esclarecimento no site do órgão sobre a ocupação: "Os manifestantes furaram o bloqueio da segurança predial e ocuparam todos os 15 andares do edifício;. Ainda de acordo com o comunicado, servidores foram agredidos e houve danos materiais a estruturas do prédio. O comunicado informa, também, que o FNDE está funcionando normalmente.
Confira a nota na íntegra:

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) foi invadido por cerca de 150 manifestantes, na tarde desta terça-feira, 10, por volta das 15h. Os manifestantes furaram o bloqueio da segurança predial e ocuparam todos os 15 andares do edifício. Câmeras de segurança foram arrancadas, portas foram arrombadas, o forro do teto de algumas salas foi arrancado, servidores agredidos e vidraças foram quebradas. Ainda não foi possível calcular os prejuízos causados à estrutura do prédio.
A direção do FNDE reuniu os manifestantes no auditório e os orientou que apresentassem suas reivindicações. Não havia uma liderança específica e nem pauta escrita definida. Após deliberação, apresentaram um documento. Dentre as exigências estava o pedido de serem atendidos por alguém do MEC.
O secretário executivo adjunto do MEC, Felipe Sigollo, que já havia recebido a representação da manifestação às 11h da manhã no edifício-sede do MEC, se deslocou até o FNDE e se reuniu com a comissão formada pelos estudantes, recebeu suas reivindicações, encaminhou as demandas e conduziu a saída pacífica por volta das 21h.
Com a ordem reestabelecida, o FNDE funciona normalmente nesta quarta-feira, 11.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação