Jornal Correio Braziliense

Ensino_EnsinoSuperior

UnB: mesa pública na quinta-feira vai discutir reivindicações de estudantes

Decisão foi tomada nesta segunda-feira (16/4), em audiência na Câmara dos Deputados presidida pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF)



Atendendo às exigências do grupo de estudantes que ocupa a Reitoria da Universidade de Brasília (UnB) desde quinta-feira, será promovida uma mesa pública para discutir as reivindicações. A decisão foi tomada ontem, em audiência na Câmara dos Deputados presidida pela deputada federal Erika Kokay (PT-DF), na Comissão de Direitos Humanos da Casa. O encontro contou com a presença de representantes da ocupação, do Diretório Central de Estudantes (DCE) e da administração da instituição de ensino, além do Ministério da Educação (MEC). Até lá, os manifestantes prometem manter a ocupação.

A estudante de administração Scarlet Sofia, do DCE, comentou sobre as dificuldades no diálogo com o MEC. ;Durante o ato de 10 de abril, foi realizada uma mesa de negociação intermediada pela própria presidência do FNDE. Mas, após o acordo, eles não entraram em contato com ninguém;, reclamou. Scarlet ressaltou ainda que todas as entidades presentes à reunião se mostraram a favor da mesa pública, com exceção do Ministério da Educação. Para ela, se a pasta não comparecer à mesa, não haverá resultado satisfatório.

Presente à audiência, a reitora da UnB, Márcia Abrahão, confirmou presença na mesa pública. ;Vamos fazer quantas reuniões forem necessárias e vamos conversar para ver se liberam a Reitoria. Estamos dialogando e tentando resolver a situação o mais rápido possível;, disse.

Em nota, o MEC informou que tem ;mantido o diálogo aberto e direto com os estudantes e com toda a sociedade; e refirmou a disposição para o diálogo, ;respeitando competências e responsabilidades de cada ente;.

A mesa pública ocorrerá na próxima quinta-feira, ainda sem data ou horário definidos.

* Estagiárias sob supervisão de Mariana Niederauer.