Ensino_EnsinoSuperior

Paralisação de terceirizados deixa alunos de comunicação da UnB sem aula

Terceirizados protestam contra ameaça de demissões e, por isso, as aulas da Faculdade de Comunicação estão interrompidas

Eu, Estudante
postado em 24/04/2018 10:16

Nesta terça-feira (24), estudantes da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB) se depararam com as portas fechadas. O motivo é a paralisação dos terceirizados que trabalham na unidade, por conta da ameaça de cortes de gasto e de pessoal, anunciados pela reitoria. O restante da UnB está funcionando.


Desde às 9h da manhã está ocorrendo uma assembleia para discutir a deflagração de greve dos prestadores de serviço contratados. O movimento ocorre na Praça Chico Mendes e é organizada pelo Sintfub (Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília). De acordo com o jornal independente Homem Livre, feito por ex-alunos da instituição, e entregue aos alunos da UnB, às 12h desta terça (24/4) haverá uma assembleia geral na entrada do Instituto Central de Ciências Norte (ICC Norte). Na quinta-feira (26) às 14h, também haverá a segunda marcha em defesa da educação, em frente ao Ministério da Educação (MEC).

Entenda os casos
A Universidade de Brasília (UnB) tem um déficit orçamentário de mais de R$ 90 milhões e, por isso, a reitoria anunciou uma série de medidas que podem afetar o funcionamento da instituição, como o corte nas bolsas da assistência estudantil, demissão de terceirizados, fim do contrato de estagiários remunerados, entre outros. Devido a isso, estudantes têm se manifestado em defesa da educação pública e ocupam a reitoria da instituição desde 12 de abril.

Demissão de estagiários é adiada
A demissão de cerca de 1 mil estagiários remunerados da UnB foi suspensa por 30 dias. Eles seriam desligados em 30 de abril. A administração superior da universidade vai avaliar quais estagiários serão absorvidos por suas unidades.

Confira a nota sobre o assunto na íntegra:


Administração superior da UnB prorroga contratos de estágio por mais 30 dias
Medida busca levantar número de estagiários que serão mantidos pelas unidades acadêmicas. Sintfub apresentou proposta para reduzir valores de contrato

A administração superior da Universidade de Brasília decidiu, em reunião com representantes de trabalhadores e alunos, realizada na tarde desta segunda-feira (23), prorrogar em 30 dias a vigência dos contratos de estágio da instituição. Dessa forma, os desligamentos que seriam feitos de ofício no dia 30 de abril estão suspensos.

Com essa medida, a administração busca avaliar quantos estagiários serão absorvidos por suas unidades. Após esta fase, serão desligados apenas aqueles que não puderem ser custeados pelo orçamento próprio de cada centro de custo. Os setores que já informaram nota de dotação para manutenção de estagiários terão seus débitos ajustados e os valores já descontados serão devolvidos.

"A postergação dos desligamentos foi autorizada também para adotarmos novos programas de treinamento profissional, por meio de editais de bolsas a serem concedidos pelos decanatos ou unidades acadêmicas", declarou a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.

Os editais podem ser lançados no âmbito de projetos acadêmicos, como, por exemplo, no caso do projeto de extensão do Instituto de Letras que visa oferecer formação complementar para estudantes da área de tradução, tendo como um dos subprodutos a tradução das ementas de todas as disciplinas da UnB, o que também contribui com as políticas linguísticas para a internacionalização.

Esse tipo de projeto possibilita meios alternativos de oferecer espaços para o desenvolvimento profissional de jovens dentro da Universidade, mesmo com a redução de estágios.

OTIMISMO ; O encontro faz parte das negociações da administração superior da UnB com representantes de alunos, Sintfub e ADUnB, na busca por soluções para a crise orçamentária enfrentada pela Universidade.

Na reunião, membros do Sintfub entregaram à administração superior proposta de readequação de custos do contrato de prestação de serviços de limpeza vigente na UnB.

"Creio que a continuidade do diálogo com as entidades e a apresentação de novas propostas poderá levar a melhores soluções para a situação orçamentária da Universidade, que exige cortes", disse o chefe de gabinete da reitora, Paulo César Marques.

A aluna de Administração e ex-integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Scarlett Rocha, esteve presente à reunião desta segunda-feira e aprovou a medida. "Estou otimista com o que foi conversado aqui hoje", disse.

Como desdobramento, foi marcada para esta terça-feira (24), reunião técnica para avaliar a viabilidade da proposta. Participam a Diretoria de Terceirização (DTER/DAF) da UnB e representantes de entidades.

COMUNICADO ; A postura da administração superior da UnB em reunir-se com organizações representativas dos segmentos da comunidade universitária foi informada em comunicado publicado nesta manhã. Um exemplar do documento foi entregue a ocupantes do prédio da Reitoria às 12h30.

O texto cita o "insucesso da administração superior nas tentativas de uma interlocução com o movimento de ocupação" e destaca Sintfub, DCE e ADUnB como organismos legítimos para o diálogo. O documento reitera os prejuízos causados à comunidade devido à ocupação do edifício administrativo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação