Ensino_EnsinoSuperior

Vestibular da UnB ocorrerá em 2 e 3 de junho

Nesta reta final, professores de matemática, química e biologia dão dicas certeiras de como fazer uma boa prova

Gabriela Andrade*
postado em 21/05/2018 17:49
O vestibular da Universidade de Brasília está se aproximando. O exame ocorrerá em 2 e 3 de junho, e quem deseja ingressar em um dos cursos oferecidos pela instituição deve intensificar ainda mais o ritmo de estudos. Ao todo, a universidade disponibiliza 2.105 vagas, distribuídas entre 98 graduações diurnas e noturnas nos câmpus Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina. Há três formas de ingresso: universal (922 vagas), cotas para negros (112) e cotas para escolas públicas, com 1.071 vagas, além de reserva para candidatos com deficiência.
[SAIBAMAIS]
Nesta reta final, o professor de matemática do Colégio Galois, Toshio Nakamura alerta que um dos assuntos que merece prioridade é a parte de números complexos. ;Estude também geometria espacial e funções, itens que a UnB dá muita importância;, orienta. Ele enfatiza que análise combinatória e probabilidade são considerados conteúdos difíceis pela maioria dos alunos. ;Para sanar essa dificuldade, é necessário que o estudante resolva bastante exercícios e compreenda os conteúdos na teoria. Na véspera da prova, recomendo não estudar nenhuma disciplina. Quando fazemos a prova descansados, as chances de se fazer uma boa avaliação aumentam;, aconselha.

De acordo com Nakamura, aqueles que se interessam em ingressar em um curso mais concorrido devem dar uma atenção maior às disciplinas de exatas. ;Foque nas matérias de química, matemática, física e biologia, pois, se o candidato tirar uma boa nota, consequentemente aumentará as chances dele de conseguir uma vaga. No entanto, não deixe de dar importância para as outras disciplinas;, diz.

Bruna Aragão, 17 anos, estuda no Colégio Galois e está no terceiro ano do ensino médio. Com o sonho de cursar nutrição, a jovem estuda entre quatro e cinco horas por dia. ;É a primeira vez que vou fazer o vestibular da UnB. Estou com ótimas expectativas e espero ir bem, pois estou me preparando desde o começo do ano;, lembra. Bruna confessa que precisa dedicar um tempo maior à física, pois é uma matéria em que tem um grau de dificuldade. ;Em biologia, espero gabaritar as questões, pois tenho muita facilidade em aprender;, confessa.
Bruna Aragão prestará o vestibular para nutrição
Sócrates Ornelas, professor de biologia do Méson Pi Pré-Vestibular, enfatiza que a UnB tem uma prova clássica. ;Os assuntos mais cobrados no exame são bioquímica ; parte que consiste em componentes celulares e moléculas, como carboidratos, lipídeos, proteínas e ácidos nucleicos;, destaca. De acordo com ele, é preciso focar na parte de biologia celular ; que consiste na composição das células e dos diferentes tipos delas e como elas formam tecidos e órgãos. ;Estude também fisiologia ; que trata do funcionamento de tecidos e órgãos no organismo (homeostase) nos diferentes tipos de seres vivos, além de evolução (teorias evolutivas ; darwinismo) frente às inovações tecnológicas (neodarwinismo)", finaliza.

Recém-formada no Centro de Ensino Médio 12 de Ceilândia, Natália Gervásia, 17, quer fazer o curso de odontologia na Universidade de Brasília (UnB). ;Tenho uma rotina de estudos puxada. Eu me dedico cerca de dez horas com pausas de quinze minutos;, conta. ;Tenho dificuldades em exatas, mas história, geografia e sociologia são disciplinas fáceis;, pontua.
Estudiosa, Natália Gervásia quer cursar odontologia na UnB
E qual a dica para se dar bem em química? Thiago Oliveira, professor do cursinho Ventvris Ventis, afirma que a UnB sempre cobra o conhecimento da estrutura do átomo, como as teorias e história dele. ;Além disso, sempre cai algum conteúdo sobre a tabela periódica e alguns assuntos mais aplicados à química, tais como a entalpia, que são energias desenvolvidas em reações químicas; parte conceitual da pilha, como O DDP (Diferença de Potencial) e eletrólise", afirma.
Anote!
Locais de provas: Brasília (DF), Brazlândia (DF), Ceilândia (DF), Gama (DF), Planaltina (DF), Sobradinho (DF), Taguatinga (DF), Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). Para saber onde você realizará o exame, a consulta será feita a partir de quarta-feira (30) por meio do site do Cespe.
Horário: As provas começam às 13h, mas os candidatos devem comparecer ao local de prova com uma hora de antecedência
Duração: Cinco horas.
1; dia : Língua portuguesa e literatura, língua espanhola, língua francesa ou língua inglesa, além da redação, geografia, história, artes (cênicas, visuais e música), filosofia e sociologia.
2; dia: biologia, física, química e matemática.

O que levar: documento original de identidade, comprovante de inscrição ou comprovante do pagamento da taxa e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Deixe em casa: aparelhos eletrônicos, relógio de qualquer modelo, óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira, marca-texto, boné ou gorro. Se levar o celular, por exemplo, o candidato deverá guardar o aparelho desligado em uma embalagem fornecida pela aplicação, o telefone celular desligado ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos.

Lembrete: O candidato que deseja levar para casa o caderno de provas, só poderá se retirar da sala nos últimos quinze minutos anteriores ao término do tempo destinado à realização das provas. Durante a avaliação, não será permitida a utilização de livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta a não ser que seja fornecido pela UnB.
Lanches: Devem estar embalados em material transparente. Exemplo: garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolate, balas etc.). Qualquer um desses itens que não sejam fabricados com material transparente, resultará na eliminação do candidato.

*Estagiária sob a supervisão de Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação