Ensino_EnsinoSuperior

Candidatos selecionados no Fies não conseguem confirmar inscrição

Prazo de complemento da inscrição para aprovados em lista de espera vai até esta quarta (23). MEC afirma que os estudantes prejudicados terão o prazo prorrogado

Tayanne Silva*, Felipe de Oliveira Moura*
postado em 23/05/2018 11:27
Candidatos selecionados na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2018 estão enfrentando problemas para complementar a inscrição. Os estudantes se mostram preocupados com as constantes falhas no sistema a menos de um dia para o encerramento do prazo, que começou em 7 de maio e se estende até esta quarta-feira (23).
Nas redes sociais, muitos candidatos afirmam que no momento de confirmação da inscrição, a página fica em branco ou aparece uma mensagem com o código de erro ;ERRO 500;. Uma outra questão tem confundido os estudantes. Embora o cronograma do Fies determina que o prazo para confirmação seja até esta quarta, muitos dos candidatos selecionados receberam, no momento da mensagem de aprovação, a informação de que teriam até esta terça, apenas, para finalizar o cadastro.

Vários candidatos apontam o mesmo problema na hora de completar a inscrição
Mariana Leal dos Santos Silva, 21 anos, deseja cursar engenharia civil e teve dificuldades em fazer o cadastro. ;Em 18 de maio, recebi uma mensagem dizendo que fui pré-selecionada na minha primeira opção. Em seguida, entrei no site para poder concluir o meu registro e o prazo dado é até hoje (22). Eu estou tentando e simplesmente não carrega a página;, afirma.
Moradora do Valparaíso 1, ela descreve o que aparece quando vai completar o cadastro.;O site do Fies fica em branco mesmo quando atualizo. Tentei em vários navegadores e em outros computadores, mas não funcionou. Em outros casos aparece uma mensagem de erro ;Http error 500;. Só pode estar em manutenção ou é falha de programação;, diz, preocupada. A estudante tem medo de não resolverem o problema a tempo. "Me sinto frustrada porque há dois anos que tento conseguir uma bolsa e quando sou pré-selecionada acontece isso. Mais burocracia e espera! Estou de mãos atadas", enfatiza, angustiada.

A página em branco foi um dos problemas apontados por Mariana
A jovem conta que tentou resolver o problema de várias formas, mas sem sucesso. "Eu liguei para atendimento do Ministério da Educação (MEC). Eles falaram para enviar os prints das páginas para o site do Fale Conosco. Também mandei e-mail e liguei várias vezes para lá. A resposta que tive foi para aguardar", relata. Mariana demonstra angústia sobre perder uma grande chance. ;Sem finalizar a inscrição não poderei ir à Universidade Católica de Brasília (UCB) e, futuramente ir, ao banco".
Em alguns momentos, página do MEC apresentava falhas de funcionamento
Em resposta aos problemas relatados, o MEC afirmou que "detectou uma inconsistência na complementação de alguns candidatos do Fies e que, durante o dia, trabalhou e corrigiu o problema para os browsers Internet Explorer e Mozilla Firefox". O órgão reiterou que nenhum estudante será prejudicado. " O MEC entrará em contato com aqueles que tiveram o prazo final para esta terça-feira é prorrogará o prazo".
* Estagiários sob a supervisão de Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação