Ensino_EnsinoSuperior

Em 18 de junho o edital do Enade 2018 será publicado

Eu, Estudante
postado em 13/06/2018 17:56
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicará as diretrizes detalhadas, os procedimentos e o cronograma do Exame Nacional Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 em 18 de junho. O edital conterá as datas e responsabilidades para as instituições superiores e para os estudantes. Além de critérios que definem quem deve ser inscrito, e as condições para obtenção de regularidade perante o Enade, indispensável para a colação de grau.

As 27 portarias normativas com as diretrizes da prova, perfil, competências e conteúdos avaliados em cada uma das áreas foi divulgada em 4 de junho pelo Inep. E estão disponíveis no Portal do Inep.

Estão habilitados e devem ser inscritos pelos dirigentes das IES todos os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos vinculados às áreas de avaliação do ano III do Ciclo Avaliativo do Enade. Os estudantes ingressantes serão dispensados da participação no Enade 2018. Já os estudantes concluintes, para serem considerados regulares, precisam ser inscritos, participar do exame por meio da realização da prova e preenchimento do Questionário do Estudante.

São considerados habilitados:

- Estudantes ingressantes ; aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano da edição do Enade, que estejam devidamente matriculados e tenham de zero a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições.

- Estudantes concluintes dos cursos de bacharelado ; aqueles que tenham expectativa de conclusão de curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2018.

- Estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia ; aqueles que tenham expectativa de conclusão de curso até dezembro de 2018 ou que tenham integralizado 75% da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2018.

As áreas que terão o desempenho avaliado são:

Grau de bacharel: administração; administração pública; ciências contábeis; ciências econômicas; comunicação social - jornalismo e publicidade e propaganda; design; direito; psicologia; relações internacionais; secretariado executivo; serviço social; teologia; turismo.

Grau de tecnólogo: tecnologia em comércio exterior; design de moda; design gráfico; gastronomia; gestão comercial; gestão da qualidade; gestão de recursos humanos; gestão financeira; gestão pública; logística; marketing; processos gerenciais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação