Ensino_EnsinoSuperior

MEC divulga amanhã (7) o resultado do P-Fies

Anúncio estava marcado para esta segunda-feira (6), mas foi adiado. O "Fies privado" é a modalidade de financiamento estudantil destinada à concessão de financiamento a estudantes em cursos superiores por meio de agentes financeiros

Jairo Macedo-Especial para o Correio
postado em 06/08/2018 16:20

O resultado do financiamento estudantil na modalidade P-Fies relativo ao segundo semestre de 2018 será anunciado nessa terça-feira (7). O P-Fies é o Programa de Financiamento Estudantil destinado à concessão de financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC). A modalidade destina-se a estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos.

São ofertadas 155 mil vagas no total, sendo 50 mil a juro zero, modalidade destinada aos candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil. As instituições deverão cobrar do aluno a menor mensalidade do curso.

Para atender essa parcela de candidatos, o P-Fies opera com recursos dos fundos constitucionais e dos agentes operadores de crédito. As condições de financiamento são estabelecidas de acordo com o agente financeiro.

Baixo número de contratos preocupa

Em 2018, foram reservadas para esses sistemas 210 mil vagas, das quais apenas 800 teriam sido preenchidas no primeiro semestre. Vice-presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares, Elizabeth Guedes avalia que o número de contratos firmados foi muito pequeno no primeiro semestre deste ano e, para o segundo, espera maior participação de todas as partes. ;A liberação da lista de alunos para análise de crédito dos bancos será mais amplo. Desse modo, a tendência é enviar todas as pessoas interessas para que os bancos analisem os créditos. Tudo depende muito da flexibilização dos bancos para que o financiamento aconteça satisfatoriamente.;

[SAIBAMAIS]
Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), ofertados pelas instituições de educação superior participantes do Fies. Também poderão participar do programa os cursos que estejam autorizados para funcionamento pelo cadastro do MEC, mesmo ainda não avaliados pelo Sinaes. Durante o curso, o estudante deve ter rendimento para ser aprovado em todas as matérias.

;O curso pode colocar em oferta quantas vagas quiser, mas quem escolhe é o aluno. Essa é uma modificação importante e positiva, pois o aluno é o elo fundamental;, afirma Elizabeth Guedes.

Próximo passo é validar informações

Para a inscrição na modalidade privada de financiamento estudantil, os selecionados no P-FIES não precisam completar as informações pela internet. Uma vez aprovado, o aluno deve comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior para a validação das informações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação