Ensino_EnsinoSuperior

Unicamp registra boletim de ocorrência por pichações racistas

Grafias na parede de biblioteca e banheiro masculino faziam referência ao massacre de Columbine, ocorrido há 17 anos

Eu, Estudante
postado em 15/08/2018 18:42
A Universidade de Campinas (Unicamp) decidiu abrir sindicância junto à polícia civil para apurar os atos de vandalismo registrados na instituição na noite da última terça-feira (14). As câmeras de segurança flagraram pichações de cunho racista na biblioteca do Instituto de Estudos e Linguagem (IEL) e no banheiro masculino do Instituto de Geociências (IG).
Pichação faz alusão à tragédia em escola norte-americana

Algumas das pixações faziam referência ao massacre de Columbine, Colorado, nos Estados Unidos, local onde 12 alunos e um professor foram mortos por dois atiradores em 1999.
Frases racistas estampavam paredes da biblioteca do IEL e do banheiro do Instituto de GeociênciasEm nota, a direção do IEL se pronunciou sobre o caso e classificou como "atos inaceitáveis de vandalismo e de ameaça à comunidade e a nossos valores". Ainda segundo o instituto, as câmeras captaram o rosto do criminoso. A biblioteca permancerá fechada até que uma perícia no local seja concluída.

Confira o posicionamento da Unicamp na íntegra, abaixo:

"A propósito dos atos de vandalismo registrados nesta quarta-feira (15) no campus, a Unicamp informa:

Foram registradas pichações na biblioteca do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e no banheiro masculino do Instituto de Geociências (IG). A reitoria da Unicamp decidiu abrir sindicância para apurar o caso.

A vigilância da Unicamp está analisando imagens do circuito interno de câmeras para tentar identificar o autor das pichações. Será registrado boletim de ocorrência na Polícia Civil.

A Unicamp repudia toda manifestação ou ato que implique em violação dos direitos humanos e em discriminação de qualquer natureza e tomará todas as providências para apurar o fato.

A Unicamp também conta desde 2003 com um serviço de ouvidoria, que nos casos de violação de direitos humanos, quando conhecida a autoria, instaura procedimentos para a realização de oitivas dos envolvidos e testemunhas para adequada apuração dos fatos."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação