Jornal Correio Braziliense

Ensino_EnsinoSuperior

Universidade Católica de Brasília (UCB) inaugura câmpus em janeiro de 2019

Unidade de Ceilândia é a primeira das três a serem finalizadas no próximo ano. Também estão previstas novas sedes em Sobradinho e Asa Norte

Dirigentes da Universidade Católica de Brasília (UCB) e da União Brasileira de Educação Católica (Ubec) estiveram em 2 de agosto na Câmara Legislativa do Distrito Federal para oficializar o novo câmpus da universidade, localizado em Ceilândia. A inauguração está prevista para janeiro de 2019. O projeto de expansão da UCB inclui, além de Ceilândia, dois outros câmpus, localizados em Sobradinho e na Asa Norte. Ambos devem ser inaugurados também em 2019.

A iniciativa partiu de um estudo feito pela equipe administrativa da UCB, no qual foi foram analisados os locais onde os estudantes da sede principal, localizada em Taguatinga, moravam. A partir deste levantamento, o grupo concluiu que Ceilândia, Sobradinho e Asa Norte seriam regiões de grande potencial. ;Nós demos conta de que, devido à localização do câmpus central, nem todos poderiam estudar na Católica por dificuldades logísticas. Tinham empecilhos devido ao trânsito e ao investimento para ir às aulas. Isto atrapalha as pessoas a buscarem uma instituição, então ampliamos isso;, afirma o reitor da UCB, Janderlino Meneget.

Os três câmpus terão uma estrutura com cerca de 15 mil m; de área total e espaço para 20 salas de aula. O levantamento também aponta que cada unidade receberá 300 novos alunos. ;Estamos em um momento de crise, mas esta é a hora de organizações se organizarem. O nosso propósito é de sermos uma cidade-satélite universitária, com câmpus em todos os polos regionais, pois isso nos é permitido; ressalta o reitor.

Oferta de graduações será oficializada em setembro

As ofertas de curso estão sendo estudadas pelo grupo de trabalho da UCB e a confirmação será oficializada em setembro. A previsão é de que estejam na lista direito, administração, ciências contábeis, enfermagem, psicologia, educação física, pedagogia e arquitetura. Para os novos estudantes, as inscrições para o vestibular estarão abertas no início de outubro.

Atualmente, a UCB oferece 50 cursos de graduação presenciais e na modalidade a distãncia (EAD), nove cursos de mestrado e seis de doutorado. Segundo Janderlino, uma das metas da instituição é também ofertar, além da graduação, as outras modalidades nos novos câmpus.

Confira os locais dos novos câmpus:

Asa Norte: SGAN 916, Módulo B, Avenida W5

Ceilândia: QNN 31, Lote I/J

Sobradinho: Quadra 4, Área Especial 1, S/n ; Sobradinho


*Estagiária sob supervisão da editora Ana Sá