Ensino_EnsinoSuperior

USP cria curso sobre Harry Potter, e inscrições acabam em poucas horas

Segundo criadores da disciplina de extensão, os livros do bruxo estimulam o pensamento crítico sobre temas sociais relevantes, como as questões das mulheres e das minorias

Silvana Sousa*
postado em 20/08/2018 15:45
Livros de Harry Potter expostos em livraria
Mesmo aqueles que não receberam uma carta de Hogwarts podem agora ingressar no estudo da magia. O universo de Harry Potter, fenômeno da literatura infanto-juvenil criado pela autora inglesa J.K. Rowling, acaba de se transformar em tema de disciplina de extensão da Universidade de São Paulo (USP).

Como pré-requisito, não é preciso ter nascido bruxo, apenas ser "adulto maior de 18 anos que tenha lido todos os livros da série Harry Potter", como informa o site da universidade. A julgar pela procura, a disciplina também parece destinada ao sucesso. Poucas horas depois de as inscrições serem abertas, nesta segunda-feira (20/8), as 60 vagas estavam todas preenchidas, e já havia fila de espera.

O curso acontecerá às sexta-feiras, entre setembro e outubro, e contará com aulas ministradas pelos professores Beatriz Masson Francisco, Luiz Felipe Rocha Baute e Victor Henrique da Silva Menezes, sob coordenação de Andrea Saad Hossne, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.


Temas atuais

Segundo os criadores da disciplina, intitulada Harry Potter: caminhos interpretativos, o objetivo é abrir na universidade um espaço para discutir as obras, que influenciaram tantos jovens a começar a ler e que, sem ser devidamente reconhecida, aborda temas atuais relevantes.

Para o grupo, os livros ajudam a refletir sobre questões fundamentais no Brasil hoje, como o avanço do conservadorismo e o debate a respeito das questões de gênero, permitindo uma abordagem mais lúdica e menos militante.
Assim, além de analisar o aspecto literário dos sete livros do bruxo, serão debatidas a influência das obras na formação de caráter dos leitores e a abordagem feita por Rowling de temas como sexualidade, papel da mulher e outros.

O curso será dividido nos seguintes tópicos:

- Os personagens-chave de Harry Potter
- Harry Potter: herói romanesco
- Harry Potter: indivíduo em formação
- As construções dos masculinos e dos femininos em Harry Potter
- Harry Potter, a crítica literária e a voz do leitor
*Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação