Ensino_EnsinoSuperior

Caminhos pensados para seu bem-estar

Corredores de segurança funcionam em horários de maior movimento e garantem a tranquilidade de quem circula pelo campus Darcy Ribeiro

UnB Notícias
postado em 11/09/2018 18:26
Todos os dias, milhares de pessoas circulam pelos campi da Universidade de Brasília. No maior deles, o campus Darcy Ribeiro ; integrado à Asa Norte e com um tamanho de, aproximadamente, 560 campos de futebol ; é fundamental pensar e desenvolver estratégias para garantir a tranquilidade de pedestres e ciclistas.

Por conta disso, desde o início de agosto, estão em funcionamento os corredores de segurança. São cinco trajetos que englobam as principais vias do campus e interligam os prédios administrativos e acadêmicos à Casa do Estudante e às L2 e L3 Norte. Os corredores foram limpos e receberam um reforço na iluminação. Em horários específicos, o efetivo de segurança é incrementado nesses caminhos, para que a comunidade se sinta mais segura.

As áreas para implantação dos trajetos foram estabelecidas pelo Comitê Consultivo Permanente para a Gestão de Segurança da UnB, e a eficiência vem sendo testada desde os primeiros meses deste ano. Além da circulação dos seguranças, carros da empresa de vigilância são estacionados em pontos estratégicos do campus.

;Com a adesão a esses corredores, o movimento durante os horários das aulas se concentra em áreas monitoradas. Isso diminui não apenas a sensação de insegurança, mas a chance de o aluno estar em um local ermo sozinho;, explica o prefeito do campus, Valdeci Reis.

Para que os corredores sejam eficientes, é importante que qualquer pessoa que circule pelo campus opte sempre por andar nesses caminhos e evite usar atalhos. Assista abaixo ao vídeo explicativo sobre o funcionamento dos corredores e conheça os trajetos e horários.
[VIDEO1]
DINÂMICA ; Para aperfeiçoar as rondas dos vigilantes, o campus Darcy Ribeiro foi dividido em quatro quadrantes. As forças de segurança também receberam treinamento para melhorar a abordagem conforme cada situação. Os profissionais cumprem três escalas de horários em cada turno ; matutino, vespertino e noturno ;, que abrangem os horários de entrada, intervalos e saída de alunos, docentes e trabalhadores.

;Nesses períodos determinados, as forças de vigilância estarão divididas entre os cinco corredores e utilizarão de todo o suporte técnico e material da Universidade para proporcionar à comunidade tranquilidade ao andar pelo campus;, garante o responsável pela Diretoria de Segurança (Diseg/PRC) da UnB, Josué Guedes.

A diferença já está sendo sentida pela comunidade acadêmica. O estudante de Comunicação Social Filipe Biachi percorre a pé, todos os dias, o trecho entre a L2 Norte e o campus Darcy Ribeiro. ;Agora acho que vai ser mais tranquilo para chegar, sair e andar pela UnB. Espero que ações como esta sejam cada vez mais efetivas, para diminuir a insegurança da gente;, diz.

Confira abaixo os horários de funcionamento dos corredores.

Corredores de segurança funcionam em horários de maior movimento e garantem a tranquilidade de quem circula pelo campus Darcy Ribeiro
CAMPANHA ; Além da adoção dos corredores nos deslocamentos, o plano de estratégias da UnB pede que a comunidade participe ativamente da construção da segurança nos campi. Algumas precauções e ações a serem tomadas cotidianamente estão relacionadas ao fim desta matéria.

;É importante que a comunidade se aproprie dos corredores de segurança, utilizando-os de forma efetiva para os deslocamentos e adotando outras medidas que possam diminuir as chances de ocorrências na UnB;, compartilha o vice-reitor Enrique Huelva.

Além das equipes de segurança própria e terceirizada, a Polícia Militar segue com o itinerário normal de rondas de bicicleta, a pé e de viatura nos arredores do campus.

Em caso de emergência, as forças de segurança da UnB podem ser acionadas 24h por dia pelo telefone (61) 3107 5851. Outra ferramenta é o aplicativo UnB Alerta. O tempo estimado para chegada ao local da ocorrência é de até dois minutos após o chamado.
Corredores de segurança funcionam em horários de maior movimento e garantem a tranquilidade de quem circula pelo campus Darcy Ribeiro
  • Da Secretaria de Comunicação da UnB
  • Tags

    Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação