Ensino_EnsinoSuperior

MEC deve lançar Sisu Transferência em 2019

Novo modelo de seleção está sendo estudado para facilitar ocupação de vagas remanescentes na rede pública de ensino superior no país

Eduarda Esposito*
postado em 20/09/2018 16:37

O ministro da Educação, Rossieli Soares, anunciou, nesta quinta-feira (20), a criação de um novo programada chamado de Sisu Transferência. O Ministério da Educação (MEC) deve apresentar a proposta oficialmente em outubro de 2019 para lançá-la de fato em 2019.


O Sisu Transferência será um programa para auxiliar e melhorar o remanejo de estudantes do ensino superior, tanto de instituições privadas quanto das públicas, para concorrer a vagas remanescentes em universidades públicas. O sistema reunirá todas as ofertas das instituições públicas ajudando o estudante a encontrar uma vaga mais rápido e de forma facilitada.

O Ministério da Educação (MEC) deve apresentar a proposta oficialmente em outubro de 2019 para lançá-la de fato em 2019


"É para estudantes que já cursam o ensino superior porque ele terá de aproveitar a vaga que sobrou no 3;, 4; ou 5; semestre. Então, é um jeito de dar mais uma ferramenta para que a rede toda, seja o aluno que está lá na privada seja na pública, possa buscar esse caminho de transferência com mais facilidade e ocupar mais as vagas remanescentes nas universidades públicas", explica o ministro da educação, Rossieli Soares.

[SAIBAMAIS] A iniciativa veio a partir da baixa ocupação de vagas remanescentes na rede pública de ensino superior. De acordo com dados do Censo da Educação Superior, apresentados nesta quinta-feira (20), das 99.662 mil vagas remanescentes disponíveis em 2017 para universidades federais, apenas 29.676 mil foram preenchidas.

"Alunos que estavam no 3;, 4;, 5; semestre desistem da graduação e a oportunidade fica lá. Então, se houverem estudantes de outras instituições que desejem aquela vaga, o sistema virá para facilitar essa busca", destaca Rossieli.

O programa será discutido nos próximos 30 dias em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e as instituições públicas para a elaboração das regras e de como o sistema deverá funcionar.

*Estagiária sob a supervisão da subeditora Ana Paula Lisboa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação