Jornal Correio Braziliense

Ensino_EnsinoSuperior

Semana Universitária da UnB começa na próxima segunda-feira (24)

Com programação até sexta-feira (28) em todos os câmpus, a universidade trará mais de 600 atrações. Colóquio de abertura será ministrado pela filósofa Marilena Chauí

A partir de segunda-feira (24), a Universidade de Brasília (UnB) promoverá a 18; edição da Semana Universitária (SemUni). Gratuito e aberto ao público, o evento traz extensa programação em todos os câmpus (Asa Norte, Gama, Ceilândia e Planaltina) pela manhã, tarde e noite. A atividade é coordenada pelo Decanato de Extensão (DEX) e permite que departamentos, professores e alunos possam desenvolver atividades como aulas, oficinas e rodas de conversa. Cada ano, o evento tem um tema central.


A temática deste ano é "Por uma universidade democrática" e, na abertura, a filósofa Marilena Chauí comandará um colóquio a respeito, no qual será debatida a atual conjuntura da educação pública brasileira, autonomia universitária e congelamento de recursos destinados à educação. Pela manhã, a educadora, filósofa e ativista receberá o título de Doutora Honoris Causa da UnB, em cerimônia que ocorre no Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo. Às 19h, no auditório da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), ela ministra o colóquio, organizado pelo Departamento de Filosofia (FIL) da UnB.
Chauí tem uma relação antiga com a instituição, sendo uma das primeiras paraninfas de turmas da UnB após a redemocratização. Ela permanece em Brasília até 26 de setembro, quando encerra as atividades do colóquio.

Programação

A programação especial, que ocorrerá em dias específicos em calendário próprio, não requer inscrição e não irá gerar certificado. Os eventos são abertos a todos os públicos e são organizados diretamente pelo DEX, diferente da programação normal, para a qual alunos e professores podem propor ideias.

O cronograma normal é o tradicional, ou seja, que ocorre todo ano certificados e requisitando inscrições pelo sistema do Decanato de Extensão. Para esta programação, os certificados serão digitais e gerados pelo próprio sistema podendo ser impresso pelo participante. Mesmo que você não queria o certificado ou fazer a inscrição, é possível participar da atividade sem nenhum problema.

Tradição em participar

Ex-aluna de gestão de políticas da UnB, Jéssica Giuliana Rocha, 25 anos, participará junto ao coletivo do qual é integrante, o Roda das Minas. O grupo organiza duas atividades: uma roda de conversas e um cine debate. Desde que ingressou no ensino superior, Jéssica sempre marcou presença na SemUni. Ela conta que, na primeira vez, em 2014, foi a uma feira de mostra de cursos. "A atividade ocorre para apresentar os cursos da universidade a alunos do ensino médio", explica. Logo depois, entrou na organização, organizando eventos para os anos seguintes. "Fiz eventos com meu coletivo nos outros anos. Em 2017, organizamos uma mesa-redonda sobre liderança no serviço público."
Jéssica também fala da importância que um evento desse porte tem para a comunidade acadêmica e sociedade. "A Semana Universitária é imprescindível. Não tem como a instituição não estar colada na sociedade, ainda mais sendo pública. Temos esse dever, o de promover a consciência coletiva. É um momento excelente para trazer pessoas de todos os espaços para a UnB", afirma. Se dependesse dela, o evento seria organizado duas vezes ao ano, uma em cada semestre.

Escolas também estão convidadas

As escolas que queiram participar da Semana estão convidadas pela UnB. Até o momento, foram confirmadas 35 colégios (públicos e particulares), em um total de 4 mil alunos. Eles comparecem aos câmpus, conhecendo os cursos e participando das atividades.

Programação completa

Para ficar por dentro de toda a Semana Universitária, acesse o site do Dex e confira programação completa.
*Estagiária sob supervisão de Ana Sá