Jornal Correio Braziliense

Ensino_EnsinoSuperior

Caixa Cultural Brasília recebe o festival de animação Grand Prix Anim

O Festival Internacional de Animação Estudantil circula, de forma itinerante, por cidades brasileiras e outros países no período de 22 a 28 de outubro

O olhar de estudantes sobre temáticas atuais como meio ambiente e diversidade cultural é o mote dos mais de 200 curtas-metragens apresentados no Grand Prix Anim Brasília 2018. De 22 a 28 de outubro, a CAIXA Cultural Brasília abre as portas para 294 produções feitas por jovens de 41 países, além de oficinas de animação. As atividades do evento são gratuitas (sujeitas à lotação) e as inscrições para atividades formativas podem ser feitas no site. A classificação indicativa dos filmes varia entre livre, 10 e 12 anos e podem ser consultadas no site, de acordo com a programação.

A Caixa Cultural Brasília abre as portas para 294 produções feitas por jovens de 41 países, além de oficinas de animação de 22 a 28 de outubro. As atividades do evento são gratuitas (sujeitas à lotação) e as inscrições para atividades formativas podem ser feitas no site www.vouanimarte.com.br/brasilia. A classificação indicativa dos filmes varia entre livre, 10 e 12 anos e podem ser consultadas no site, de acordo com a programação.

O Grand Prix Anim é a versão itinerante do Festival Anim que circula por todo o Brasil e também no exterior. O festival, voltado para o público estudantil, é conhecido como um incentivador da produção de cultura no país, e tem como missão o crescimento profissional e artístico de jovens e crianças, estimulando a qualificação de produções audiovisuais. Criado em 2001, já conta com 13 edições de sucesso que tornaram o evento uma referência no audiovisual em animação e o permitiu integrar a Youth Cinema Network (YCN), a mais importante rede mundial de festivais de cinema juvenil. O festival já foi realizado no México, Estados Unidos, Rússia, Moçambique, Dinamarca, Austrália e País de Gales.

Os 294 curtas-metragens de animação que serão exibidos durante os sete dias de evento foram produzidos por estudantes e para estudantes. As temáticas das propostas de trabalho são o meio ambiente (categoria de filme ambiental) e a diversidade cultural (categoria de culturas do mundo).O evento quer desenvolver um de seus principais objetivos, formar um público de jovens e crianças que adquiram o hábito cultural de apreciar e participar de festivais audiovisuais.

Em Brasília, serão apresentadas ao todo 14 sessões em quatro categorias: Estudantes internacionais maxi, 11 sessões com filmes feitos por estudantes com mais de 18 anos, produzidos nas mais renomadas universidades e escolas de cinema do mundo; Estudantes internacionais mini, uma sessão com filmes produzidos por crianças e jovens de até 18 anos de idade; Filme ambiental, uma sessão com filmes feitos por profissionais da animação mundial com reflexões sobre meio ambiente; e Culturas do mundo, uma sessão com filmes que chamam atenção por terem representações da diversidade cultural de povos distintos de todo o mundo.

O projeto oferece alternativas para a ampliação de repertório audiovisual de estudantes, muitas vezes restrito a produções convencionais e comerciais. A criação de novos conteúdos audiovisuais é estimulada por meio de diferentes oficinas práticas e teóricas, promovidas pelo festival. Serão oferecidas oficinas de Stop Motion, Animação com Recortes e Animação Experimental. O limite de inscrições é de 15 vagas por atividade e podem ser feitas no site até 15 de outubro.

O Festival também aproveita a data para promover uma ação social. O público pode fazer doações de brinquedos novos e usados, que serão recolhidos e doados para a ONG Moradia de Cidadania.