Renata Nagashima*
postado em 24/10/2018 06:00
Uma estudante brasiliense foi selecionada entre jovens líderes do mundo inteiro para participar do segundo Fórum Internacional da Juventude de Lahore (International Youth Summit of Lahore), no Paquistão. A conferência promove discussões sobre paz, cultura e inclusão social. Apesar da pouca idade, a estudante de letras da Universidade de Brasília (UnB) Maria Clara Araújo dos Santos, 18 anos, tem uma trajetória de liderança e impacto social.
A brasiliense sempre foi engajada em projetos sociais, o que a levou a ser escolhida duas vezes para representar o Brasil internacionalmente. Maria Clara participou do programa Jovens Embaixadores de 2018, em janeiro, e do South American Business Forum, uma conferência sobre tecnologia, inovação e liderança, em Buenos Aires, na Argentina, em agosto.
;Tento mudar um pouco da realidade da minha comunidade com pequenas coisas e, depois que fui para os Estados Unidos, em janeiro, me despertou o interesse em assuntos sobre diplomacia. Tenho desejo em conhecer mais pessoas e culturas, além da vontade de provocar mudanças no mundo, que aumentou;, ressalta a estudante, que deseja seguir a carreira como diplomata.
Apesar de ter sido contemplada com mais uma oportunidade, Maria Clara corre o risco de não poder representar a juventude da capital na conferência por falta de dinheiro para as passagens aéreas. ;Não tenho condições financeiras para comprar as passagens de ida e volta de Brasília até Lahore. Por isso, estou realizando campanhas de arrecadação on-line e também vendendo rifas e algumas coisas que faço para que a minha participação se torne realidade;, diz.
As passagens custam R$ 5,2 mil. Até agora, Maria conseguiu R$ 3,8 mil. As despesas com alimentação, alojamento e transporte doméstico durante o período de conferência são cobertas pelos organizadores, mas a jovem tem até 10 de novembro para apresentar as passagens e garantir sua participação na conferência.
;Essa conferência proporciona um espaço para a discussão de temas muito importantes e necessários de serem discutidos, ainda mais no atual cenário que estamos vivendo no Brasil. Se eu conseguir arrecadar o valor necessário, essa será a minha terceira vez representando o Brasil e minha comunidade em nível internacional;, destaca.
Maria Clara diz que o fomento à educação e a troca cultural são ferramentas poderosas que podem fortalecer imensamente os laços entre os países e a educação entre os jovens do mundo todo. ;Sinto-me muito honrada em representar a capital e aprender as coisas novas, sobre outras realidades, e poder aplicar na minha comunidade depois.;
Estabilidade
O International Youth Summit of Lahore é uma iniciativa do Centro de Pesquisa e Prática em Sustentabilidade (CSRP) da Universidade de Lahore, cidade da província do Panjabe, no Paquistão. O evento ocorrerá entre 26 de novembro e 2 de dezembro. Foram selecionados 278 delegados de 75 países. Durante o processo seletivo, Maria Clara disputou a vaga com 4 mil pessoas de mais de 100 países.
Na programação, que envolve palestras, workshops e debates, serão abordados temas que incluem o envolvimento das sociedades na promoção de comunidades estáveis e seguras, baseadas na proteção dos direitos humanos. Além disso, a cúpula vai promover um espaço para que os jovens selecionados de vários países manifestem suas identidades culturais.
O fórum usará um processo dinâmico de promoção de valores, relações e instituições que permitam aos jovens a participar da vida social, econômica, cultural e política nas bases da igualdade, direitos e dignidade. Diretor executivo do fórum e responsável pela iniciativa, Naseem Khan Achakzai conta que o objetivo é focar em encontrar soluções para os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas com uma abordagem liderada por jovens.
;Em segundo lugar, é importante mostrar ao resto do mundo que o Paquistão não é o que eles veem por meio das lentes da mídia internacional, mas é um país bastante pacífico com pessoas amorosas. O primeiro encontro internacional de jovens, no ano passado, provou ser um sucesso em muitas frentes, o que nos motivou a convertê-lo em uma série;, explica.
Para ele, reunir jovens líderes de todo o mundo em um país em desenvolvimento, como o Paquistão, é importante para que as nações interajam entre si e conheçam as questões da região. ;Isso os ajuda a compreender melhor e também a criar uma forte rede de jovens internacionais trabalhando juntos pelos problemas que eles ou o mundo enfrentam. Eles vêm com ideias novas.;
O uso adequado da tecnologia é outro ponto importante para reunir nações e promover a paz mundial, segundo Naseem Khan Achakzai. ;Vivemos na era da tecnologia e vamos fazer uso adequado dela, reunindo as pessoas para que conheçam as culturas e tradições de cada um. Só nós poderemos fazer deste mundo um lugar pacífico para viver;, conclui.
* Estágiaria sob a supervisão de Guilherme Marinho (especial para o Correio)
Como ajudar
Quem tiver interesse em apoiar a Maria Clara pode doar em uma vaquinha on-line criada pela estudante acessando https://www.vakinha.com.br/vaquinha/maria-no-paquistao. Quem tiver dúvidas sobre a conferência ou quiser ajudá-la de outras formas, pode entrar em contato pelo e-mail mariajclaras@gmail.com ou pelo telefone (61) 99585-4596 (Whatsapp). A campanha de arrecadação está aberta até 10 de novembro, data que Maria precisa apresentar as passagens para a organização do evento.