Ensino_EnsinoSuperior

Estudantes de Brasília são selecionadas para programa de Harvard

Daqui até fevereiro do ano que vem, elas e 12 estudantes de escolas de São Paulo participarão do Mentoring and Language Acquisition in Brazil (MLAB)

Augusto Fernandes
postado em 24/10/2018 06:00
Bruna:
Estudar em uma das instituições de ensino superior mais tradicionais e renomadas do mundo parecia um sonho distante para as adolescentes Bruna da Silva, 15 anos, e Mirian Castro, 13. Vindas de famílias de baixa renda, as duas estudantes do 1; ano do ensino médio acreditavam que ingressar na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, seria possível apenas para pessoas com boas condições financeiras. Contudo, graças a um projeto desenvolvido pela própria instituição, hoje, esse objetivo já não parece tão inalcançável.

Daqui até fevereiro do ano que vem, elas e 12 estudantes de escolas de São Paulo participarão do Mentoring and Language Acquisition in Brazil (MLAB), um programa de mentoria e aprendizagem de idioma desenvolvido pela instituição de ensino no Brasil desde 2012. Bruna e Mirian são as primeiras alunas de uma escola do Distrito Federal a serem selecionadas para o intercâmbio, feito especificamente para atender a estudantes bolsistas em colégios particulares e com bom desempenho escolar.

;Acreditamos que uma universidade mais rica é uma universidade diversa. Por isso, nas últimas décadas, a Universidade de Havard tem se preocupado em oferecer bolsas para alunos de baixa renda. Existem pessoas com alto potencial acadêmico, e por meio desse programa, podemos ajudá-las a encontrar as ferramentas necessárias para estudar no exterior;, disse o coordenador de programas do escritório da Universidade de Harvard no Brasil, Tiago Genoveze.

Cada um dos 14 alunos escolhidos pelo programa será tutorado por um estudante de Harvard. Os mentores selecionados pela universidade também são bolsistas. Para otimizar o processo, a instituição de ensino junta os jovens brasileiros aos universitários com os perfis e interesses semelhantes. A partir daí, as duplas interagem virtualmente, por meio de chamadas de vídeo e aplicativos de conversas. Os principais objetivos do projeto são a proficiência na língua inglesa e o desenvolvimento da confiança e do pensamento crítico dos estudantes.

Em janeiro de 2019, os 28 participantes desta edição do MLAB se encontrarão em São Paulo. ;É um momento lindo e transformador. Os estudantes brasileiros entram em contato com outras realidades, e veem nos seus mentores um espelho. Cada um sai do programa com a autoestima renovada, com mais crença em si mesmo e o pensamento de que podem chegar no mesmo lugar que os mentores chegaram;, comentou Tiago.

Das seis edições anteriores, pelo menos seis entre os mais de 60 brasileiros contemplados com uma vaga para participar do programa conseguiram ingressar em uma universidade do exterior, um deles em Harvard. Além disso, muitos estudam nas melhores instituições de ensino superior do Brasil. ;É fenomenal e gratificante. Ficamos felizes por todos. Os alunos se transformam com o projeto;, destaca Tiago.

Felicidade


O sonho de Bruna é cursar medicina. Moradora do Recanto das Emas, ela quer um dia chegar à universidade para fazer a alegria dos pais, uma costureira e um motorista de ônibus. Para a adolescente, ter sido escolhida para participar do programa significa o início de algo maior. ;Nunca achei que conseguiria. Até o ano passado, eu estudava em uma escola pública, e não tinha perspectiva alguma de ver o meu nome relacionado a Harvard. Agora, sei que tudo é possível. Basta acreditar;, comemorou.

A notícia de que Bruna participaria do MLAB deixou sua família emocionada. ;Quando ficamos sabendo, choramos bastante, mas de alegria. Se eu estou aqui hoje, é por conta deles. Portanto, como forma de agradecimento, quero fazer o máximo para deixá-los felizes;, garantiu.

Com um sorriso no rosto e a animação de quem acaba de atingir uma importante conquista, Bruna espera absorver todos os conhecimentos durante os cinco meses de programa. ;Acredito que isso vai acrescentar bastante para a minha vida. Mesmo acordando cedo e tendo que enfrentar ônibus lotados todos os dias, continuarei persistindo e buscando evoluir. Ainda há muito a se fazer;, afirma.


Perseverança


Com um misto de ansiedade e euforia, Mirian ainda tenta assimilar o tamanho da conquista. ;Quando me candidatei, pensei que não seria selecionada. Mesmo assim, não deixei passar. Afinal, uma chance é uma chance, por menor que ela seja. Felizmente, consegui uma das vagas. Agora, terei a oportunidade de conhecer uma cultura diferente e moldar a minha inteligência. Isso não tem preço;, disse.

Mirian Castro:

A adolescente, que mora na Asa Sul com a mãe e a irmã, pensa em cursar engenharia quando concluir o ensino médio e estudar fora do Brasil está entre as suas metas. ;Vou adquirir um conhecimento importantíssimo e muitas portas se abrirão para mim. Tenho certeza de que vou crescer tanto como pessoa quanto como profissional. Algo que parecia impossível, como estudar no exterior, hoje vejo que não está tão longe;, celebra.

Animada para os desafios que encontrará, Mirian está pronta para o que ela define como o primeiro passo para o futuro. ;Estudei em escola pública durante quase toda minha vida, e agora, tenho a oportunidade que muitas pessoas gostariam de ter. Sinto-me grata por isso. Vou conhecer a realidade de quem está lá, e saber o que eu preciso fazer para conquistar o mesmo que eles conquistaram;, aponta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação