Ensino_EnsinoSuperior

Pesquisa revela aumento na taxa de evasão do ensino superior brasileiro

Estudo mostra que a crise econômica contribuiu na evasão aumentando em 23% o índice

Eu, Estudante
postado em 24/10/2018 16:49

A pesquisa da plataforma de inclusão de estudantes no ensino superior, Quero Bolsa, feita com mais de 50 mil brasileiros, revela aumento de 23% na taxa de evasão no ensino superior em 2016. o "Panorama do Ensino Superior Privado do Brasil" mapeou mais 1,3 mil instituições de ensino superior (IES), que corresponde a mais de 85% do mercado nacional em toda a federação.

O estudo identificou que a evasão de estudantes das universidades brasileiras sofreu uma piora substancial a partir de 2015, que foi de 19% em 2011 para 23% em 2016

Analisando os dados dos Censos da Educação Superior, do Ministério da Educação, desde 2011, o estudo identificou que a evasão de estudantes das universidades brasileiras sofreu uma piora substancial a partir de 2015, que foi de 19% em 2011 para 23% em 2016. Esse desempenho negativo é justificado, principalmente, pela crise econômica que o país sofreu a contar daquele ano e, particularmente, nos cursos presenciais, por conta da redução elevada nos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), desde de 2014.

O lado dos estudantes

O dinheiro ainda é a maior causa da evasão estudantil no ensino superior. A pesquisa feita com 50 mil alunos mostra que esse fator é crucial seja para quem está cursando, que se formou ou já evadiu da faculdade. A falta de recurso financeiro ou falta de capacidade para manter a graduação ainda é o ponto principal. A segunda justificativa são compromissos pessoais/profissionais que conflitem com a grade horária, graças a pouca flexibilidade que grande parte dos cursos presenciais apresentam. Em terceiro lugar, é a falta de identificação com a graduação.

Outras razões são as altas taxas de desemprego, além do aumento das mensalidades acima da inflação, tornando difícil a permanência no ensino superior privado. A plataforma Quero Bolsa registrou alta de 7,7% no preço do ensino a distância (EAD) e 6,3% em graduações presenciais neste segundo semestre de 2018, comparado ao mesmo período de 2017.

Como voltar a estudar?

Existem também alunos que mesmo depois de desistirem da graduação, retornam para o curso. Eles são chamados de winback e representam a evasão líquida.
O número total de estudantes que evadiram do ensino superiror entre 2011 e 2016 foi de 60%, mas se descontar os winback essa taxa cai para 40%, o que representa um diferencial no resultado.

Mas como fica os alunos EAD?

Para entender essa parcela dos estudantes, o Quero Bolsa também aplicou pesquisa para saber o funcionando do ensino a distância no Brasil. A maioria dos alunos entrevistados acredita que o mercado de trabalho não discrimina o trabalhador que teve formação a distância. Outro ponto ressaltado é que a mensalidade é um fator determinante na escolha da graduação, já que os menores preços continuam nesta modalidade de ensino.

Conheça a plataforma Quero Bolsa

O Quero Bolsa é um marketplace que reúne bolsas de estudos em mais de 1,3 mil instituições de ensino do país, oferecendo descontos de até 70% em cursos de graduação, pós-graduação, profissionalizantes e técnicos. A plataforma, que já matriculou mais de 300 mil estudantes no ensino superior, também traz aos interessados desde informações de faculdades, cursos e comparativo de preços, até dicas de estudo e carreiras. Além do site, a empresa conta com aplicativo disponível nos sistemas Android e iOS.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação