Ensino_EnsinoSuperior

Professor da UnB lança livro sobre aprendizagem colaborativa

Método de aprendizagem criado por Ricardo Fragelli aumentou 95% o índice de aprovação na disciplina de Cálculo 1

Sarah Paes*
postado em 06/11/2018 16:38
Divulgação do lançamento do livro Método 300 Ricardo Fragelli, professor de engenharia e design educacional da Universidade de Brasília (UnB), ganhador de 11 prêmios na área de educação, lança livro nesta quinta-feira (8/11) sobre o método de aprendizagem colaborativa que inicialmente aumentou 95% o índice de aprovação na disciplina de Cálculo 1, matéria do ciclo básico da área das engenharias e que, segundo o professor, pode ser aplicado em todas as áreas do conhecimento.

Até 2004, Fragelli trabalhava com manobras de satélites espaciais, ano em que recebeu quatro dos principais prêmios de educação do país. Ao se tornar professor da UnB, passou a lecionar no Departamento de Engenharia da Faculdade do Gama e utilizou suas aulas para aplicar e desenvolver o método que ensina no livro. ;Minha ideia era tornar a aprendizagem mais significativa para o aluno. Queria que eles aprendessem algo que ficasse para além da sala de aula e das provas;, explica o professor.

A técnica é realizada potencialmente em grupo, buscando a colaboração dos membros. Os grupos formados são mistos, com pessoas que sabem mais e com pessoas que dominam menos o conteúdo, buscando uma formação mais humanizada.

O professor já realizou aproximadamente 100 palestras em todo o país e, segundo ele, mais de mil docentes de áreas diversas estão aplicando o chamado Método Trezentos. ;O bom desse método é que educadores das áreas mais variadas estão utilizando. Arquitetura, administração, engenharia, jornalismo, e muitos outros podem aplicá-lo em suas táticas de ensino, didática e até em outros contextos;, afirma.

Ricardo Fragelli é professor da UnB e orienta trabalhos na área de sistemas educacionais inteligentes e design educacionalDe acordo com o escritor, o grande foco do livro são alunos e professores. ;Escrevi o livro com uma linguagem acessível. Ele é também uma apologia à solidariedade, pois estamos em uma época em que o eu é mais importante que o nós. O meu objetivo ao lançar o livro é que esse conhecimento chegue nas mãos de quem precisa. Não quero que esse tipo de conhecimento fique restrito apenas ao meio científico, de pessoas que leem artigos. Temos que expandir o conhecimento ao máximo;, acrescenta o criador do Método Trezentos.

Anote

Lançamento do livro Método trezentos: aprendizagem ativa e colaborativa além do conteúdo


Local: Carpe Diem, 104 Sul, Comércio local
Data: 8/11 (quinta-feira)
Hora: às 19h
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação