Ensino_EnsinoSuperior

A primeira engenheira negra do país é homenageada na UFPR

Placa com o nome de Enedina Marques foi afixada no prédio do Setor de Tecnologia

Eu, Estudante
postado em 20/11/2018 19:03
A Universidade do Paraná (UFPR) homenageou a primeira mulher negra a se formar em 1945 em engenharia no Brasil. Enedina Alves Marques é o nome que está na placa instalada no prédio administrativo do Setor de Tecnologia, em Curitiba, nesta terça-feira (20/11), Dia Nacional da Consciência Negra.
Placa com o nome de Enedina Marques foi afixada no prédio do Setor de Tecnologia

O descerramento da placa ocorreu durante uma solenidade com a presença do reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, e do diretor do setor, Horacio Tertuliano Filho, além de pró-reitores, professores, alunos, representantes de associação de classe e familiares da homenageada.

Como engenheira civil, Enedina Marques foi responsável por obras importantes no Paraná, entre elas o levantamento topográfico da Usina Hidrelétrica Capivari-Cachoeira.

O pioneirismo de Enedina, que inspira a presença de mulheres negras em profissões ligadas à tecnologia, foi abordado por estudantes de engenharia com a manifestação de duas organizações estudantis: o Coletivo de Estudantes Enedina Alves Marques, que defende o feminismo negro; e o Núcleo de Pesquisa de Relações Raciais, Ciência e Tecnologia (Nupra), inaugurado neste ano no Politécnico para viabilizar pesquisas na área com viés racial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação