Ensino_EnsinoSuperior

Inscritos no Enem têm até esta quarta-feira para preencher o questionário

A prova ocorre neste domingo (25) em todo país para estudantes concluintes do ensino superior

Eu, Estudante
postado em 21/11/2018 15:29

Termina nesta quarta-feira (21) o prazo para preenchimento do questionário do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O exame avalia o rendimento dos concluintes de graduação, em relação aos conteúdos estudados durante o curso a cada três anos. A prova é obrigatória e a situação de regularidade do aluno no Exame deve constar em seu histórico escolar. Para fazer o questionário, acesse o portal do programa. A prova ocorre neste domingo (25) em todo o país.

O objetivo do exame é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação

O Enade é requisito para colação de grau, assim como a participação na prova, o Questionário do Estudante deve ser preenchido por todos os concluintes habilitados a fazer o Enade 2018, e previamente inscritos por suas Instituições de Educação Superior. O Inep alerta que o preenchimento do Questionário do Estudante e a participação na prova são as duas ações obrigatórias para obter regularidade no exame. Não haverá divulgação pública dos locais de prova e não há mais a opção de preencher o questionário após a aplicação do Enade, como ocorria até 2016.

Os concluintes habilitados são aqueles que tem expectativa de conclusão do curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo até o último dia do período de retificação das inscrições do Enade 2018.

O objetivo do exame é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Os resultados do Enade, junto às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), todos normatizados pela Portaria Normativa n; 19, de 2017. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pelos cidadãos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação