Ensino_EnsinoSuperior

Estudantes entram na reta final de preparação para o PAS

As provas serão aplicadas em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, a partir das 13h

Augusto Fernandes
postado em 02/12/2018 07:00
Giovanna fará a 1ª etapa da avaliação seriada no próximo fim de semana

Em uma semana, alunos do ensino médio que sonham em estudar na Universidade de Brasília (UnB) terão mais uma oportunidade de colocar os seus conhecimentos à prova para ingressar na instituição de ensino. Em 9 de dezembro, eles serão submetidos ao Programa de Avaliação Seriada (PAS), que, neste ano, chega à 22; edição. De acordo com a UnB, 4.222 estudantes serão contemplados com uma vaga na seleção.

As provas serão aplicadas em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, a partir das 13h. Para quem fará a primeira e a segunda etapas, os exames ocorrem também em Goiás (Goiânia, Anápolis, Formosa e Valparaíso de Goiás) e Minas Gerais (Belo Horizonte, Uberaba e Uberlândia). O desempenho de cada estudante será divulgado pela UnB no ano que vem, em duas datas: 24 de janeiro, para a terceira etapa da avaliação, e 31 de janeiro, para as duas primeiras.

Com a data do exame se aproximando, é importante que o candidato saiba conciliar os estudos com o descanso para chegar ao dia da prova em boas condições. ;O estudante precisa ficar tranquilo e numa situação de preparo considerada ideal. A apreensão, quando exagerada, acarreta em um mau desempenho. É fundamental que o aluno não fique estressado nestes últimos dias que antecedem a avaliação;, recomenda o professor do Departamento de Planejamento e Administração da UnB, Cleyton Hércules Gontijo.

O professor sugere também que os estudantes redobrem a atenção com as matérias que têm mais dificuldade. ;É muito melhor que ele se dedique às disciplinas nas quais precisa aprimorar as habilidades do que tentar absorver todos os assuntos de uma vez. Se ele tiver esse pensamento, pode conseguir resultados mais satisfatórios;, afirma.

Expectativa

Uma das estreantes no PAS, Giovanna Nóbrega, 15 anos, não esconde a ansiedade para o exame. Desde julho, além dos estudos na escola, ela frequenta um cursinho preparatório para ficar ainda mais afiada para a avaliação. ;São três dias na semana, e cada aula tem seis horas, mas vale a pena. Quero muito entrar na UnB. É o sonho de todo estudante, por isso, qualquer forma para adquirir mais conhecimento é bem-vinda;, justifica.

Apesar de ainda estar em dúvida entre qual curso escolher, ela garantiu que vai priorizar o PAS para conseguir uma vaga na instituição de ensino. ;Creio que terei mais chances. Nos vestibulares, temos que responder aos conteúdos dos três anos do ensino médio em apenas uma prova. No PAS, é diferente. Portanto, vou me esforçar desde agora.;

As primas Julia Marques, 16, e Ana Luisa Marques, 18, também farão a prova no próximo domingo. Será a segunda etapa para ambas. Em 2017, nenhuma das duas ficou satisfeita com as notas que conseguiram. Por conta disso, querem usar a fase deste ano para recuperar o desempenho. ;Nos últimos meses, estudei como nunca. Vou fazer de tudo para chegar à UnB. Mesmo com uma nota razoável no início, eu ainda tenho chances de ser aprovada, pois as fases daqui em diante têm um peso maior;, disse Julia.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação