Ensino_EnsinoSuperior

Para estudar lá fora

Confira as instituições de ensino no exterior que estão com inscrições abertas este mês. Graças às bolsas de estudos, universidades oferecem descontos de até 100%

Eu, Estudante
postado em 06/12/2018 18:55

Estudar no exterior é o sonho de muitas pessoas, mas não é algo tão simples. Passagens aéreas, acomodação, alimentação e o valor do curso podem pesar no bolso. Mas são muitas as chances de participar de uma formação em outro país de graça ou gastando muito menos, graças às bolsas de estudos, oferecidas por universidades, ONG;s, órgãos públicos e diversas entidades. A Fundação Estudar, que busca auxiliar jovens a buscar conhecimento no exterior, aponta as melhores bolsas com inscrições abertas neste mês. Confira:

Confira as instituições de ensino no exterior que estão com inscrições abertas este mês. Graças às bolsas de estudos, universidades oferecem descontos de até 100%

Graduação nos EUA, na Universidade do Oregon

A Universidade do Oregon está com inscrições abertas para o programa cultural que oferece bolsas de estudo para graduação. Trata-se do International Cultural Service Program, que pode dar direito à isenção da anuidade de quem participar ativamente.

O primeiro passo é aplicar para um dos cursos da instituição, até 15 de janeiro, neste link. A application varia conforme o programa escolhido (a lista de majors e minors da escola pode ser conferida aqui). Consequentemente, será possível se candidatar ao programa ICSP Scholarship Application. Para participar, o candidato deve ter excelente desempenho acadêmico e necessidade financeira comprovada. O prazo para submeter a documentação termina em 1; de fevereiro.

Bolsas para mulheres da ciência e tecnologia em universidades americanas


O programa Science Ambassador pretende aumentar a representatividade feminina em ciência e tecnologia. Lançada pelo Cards Against Humanity, a iniciativa está com inscrições abertas até 11 de dezembro pelo site. O auxílio cobre os gastos com anuidade em universidades dos EUA para alunas que já estejam na graduação ou no último ano do ensino médio e às vésperas da application. A única exigência para concorrer à bolsa é de que a estudante faça o curso completo voltado a uma área que se encaixe na sigla STEM.

Bolsas de graduação na University of British Columbia

A University of British Columbia, no Canadá, está entre as melhores instituições do país em rankings internacionais. Para permitir que mais estudantes tenham acesso às salas de aula de lá, a universidade disponibiliza uma série de bolsas. Duas delas valem para graduação e recebem inscrições até o dia 15 de janeiro de 2019. São a International Major Entrance Scholarship e o Outstanding International Student Award. A Universidade concede ainda 21 milhões de dólares em apoio financeiro para graduação. Confira no site.

Graduação e mestrado na Austrália

A University of Queensland (UQ), na Austrália está com inscrições abertas para a Bolsa de Líderes Globais da América Latina. A iniciativa é destinada a candidatos a cursos de negócios, economia e direito da universidade. Os contemplados terão de 50% a 100% dos custos cobertos para até quatro semestres de estudo. Porém, tanto o critério de seleção quanto o valor final concedido aos selecionados depende do desempenho dos estudantes.

Os candidatos devem, primeiro, se inscrever no curso de interesse e só então preencher o formulário de candidatura para o apoio financeiro. O prazo para ingresso no segundo semestre do ano que vem vai até 30 de abril de 2019.

Programa do ministério holandês para auxílio a cursos de bacharelado na Holanda

Estão abertas as inscrições para o Holland Scholarship, programa de bolsas financiado pelo Ministério Holandês da Educação, Ciência e Cultura. O auxílio, no valor de 5 mil euros, é destinado a estudantes estrangeiros de fora do Espaço Econômico Europeu (EEA), interessados em cursar bacharelado ou mestrado na Holanda.

A contribuição cobre os gastos referentes ao primeiro ano do curso. Por essa razão, o prazo final para se inscrever ao Holland Scholarship depende do curso escolhido. O período de candidatura varia entre 1; de fevereiro e 1; de maio de 2019.

Pós-graduação na Bélgica com direito a mais de 600 euros por semana

A Ghent University oferece auxílio financeiro aos melhores colocados para o processo seletivo de mestrado. Os programas, em inglês, são nas áreas de biociência e engenharia. Entretanto, não existe um formulário específico para concorrer a essa bolsa. Isso porque a própria universidade se encarrega de conceder o apoio financeiro aos primeiros colocados.

Anualmente, cerca de 15 bolsas desse tipo são disponibilizadas, sendo que o valor é estimado em 654 euros por mês. Além disso, os beneficiados terão as despesas com saúde e responsabilidades civis cobertas. Conheça os programas de mestrado da Ghent University aqui. As inscrições vão até 1; de março.

Fellowship para pesquisadores em Harvard

O Harvard University Center for the Environment abriu inscrições das fellowships para pesquisadores doutores. Os interessados podem se candidatar ao programa até 16 de janeiro, pelo site.

Durante os dois anos de programa, os fellows desenvolvem pesquisas sobre assuntos ;complexos; ligados ao meio ambiente. Como requisito mínimo, o Environmental Fellows Program exige diploma de PhD obtido entre maio de 2015 e agosto de 2019. Cada pesquisador selecionado recebe apoio financeiro de 68 mil dólares anuais, entre outros benefícios.

Curso de liderança nos EUA com profissionais da NASA

Já pensou em fazer um treinamento intensivo, em meio à natureza, com experts da NASA e de instituições como Wharton e Harvard? É esse tipo peculiar de experiência que o Future Global Leaders (FGL) Fellowship proporciona. O programa é uma iniciativa da Fortis Society, uma rede privada mundial de jovens líderes.

Podem se candidatar ao FGL Fellowship estudantes que estejam no primeiro ano da graduação e que sejam os primeiros de sua família a cursarem o ensino superior. Os selecionados terão as despesas cobertas para participar do curso de 20 dias, que ocorrerá na National Outdoor Leadership School (NOLS). Os detalhes sobre o que se espera dos futuros líderes podem ser encontrados nessa página.

Curso de verão em Yale

A Universidade Yale, considerada a 8; melhor universidade do mundo pelo World University Ranking oferece bolsas de necessidade financeira para estudantes do ensino médio que sejam aceitos para participar do programa Yale Young Global Scholars (YYGS). As inscrições vão até 6 de fevereiro pelo site.

O curso será ministrado em duas semanas e reunirá jovens do ensino médio do mundo todo para estudar assuntos como política, direito, economia e empreendedorismo. A taxa de inscrição para o programa é de 60 dólares. Por sua vez, o custo total do YYGS é de US$ 6,250 mil (gastos com alimentação e acomodação inclusos). No momento da inscrição, o estudante deve sinalizar que deseja concorrer às bolsas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação