Ensino_EnsinoSuperior

Professor da Ufscar lança livro sobre autismo

A obra será lançada em evento em São Paulo na próxima terça-feira(18), na Livraria da Vila

Eu, Estudante
postado em 13/12/2018 15:14

O lançamento do livro "ABA: Ensino da fala para pessoas com autismo", de Celso Goyos, será na próxima terça-feira (18) em São Paulo, na Livraria da Vila. A obra trata sobre o ensino da fala para pessoas com autismo.Goyos é professor de psicologia da Universidade Federal de São Carlos (Usfcar).

Um traço comum, a menos que haja outra síndrome associada, é a que não existe nenhuma característica física ou externa que indique o transtorno
A ideia do livro surgiu a partir da disciplina "Comportamento Verbal", ministrada por Goyos no curso de pós-graduação em "Análise de Comportamento Aplicada ao Autismo", ofertado pelo Laboratório de Apredizagem Humana e Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (Lahmiei). O professor explica que a falta de material de qualidade específico para o ensino da fala, em Português e dentro da perspectiva do ABA (Applied Behavior Analysis, na sigla em Inglês) o incentivou a escrever sobre o tema.

O livro oborda o ensino da fala para pessoas com autismo. O prejuízo acentuado no desenvolvimento da fala é uma característica grave do quadro em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e muito frequente, dada a alta incidência do transtorno. Uma criança, para ser diagnosticada com autismo, deve ter prejuízo significativo em várias áreas do desenvolvimento, além de comportamentos restritos e repetitivos.

Um traço comum, a menos que haja outra síndrome associada, é a que não existe nenhuma característica física ou externa que indique o transtorno. É no comportamento que se percebe que há algo diferente. Os indivíduos com TEA podem apresentar comportamentos repetitivos estereotipados e sem função aparente, dificuldade no domínio da linguagem, falta de contato visual, inabilidade para interagir socialmente e, em casos extremos, agressividade direcionada a pessoas ou destruição de objetos.

O evento de lançamento do "ABA: Ensino da fala para pessoas com autismo" é aberto ao público e será às 18h30, na Livraria da Vila, no Shopping Higienópolis, em São Paulo. Informações sobre o livro podem ser obtidas no site (www.edicon.com.br).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação