UnB é a única instituição do DF que atingiu nota 5 no MEC

No total, foram avaliadas 50 instituições, incluindo faculdades, centros universitários e universidades

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 18/12/2018 12:07 / atualizado em 18/12/2018 16:39

A Universidade de Brasília (UnB) é a única instituição do Distrito Federal a receber nota máxima em avaliação do MEC: 5, segundo os dados Índice Geral de Cursos (IGC), que foram divulgados na manhã desta terça-feira (18). O levantamento analisou 50 instituições de ensino superior de Brasília. Atingiram nota 4, 15 instituições. 22, nota 3; e 10, nota 2.
 
 

Para avaliar, o cálculo do IGC leva em conta a média dos Conceito Preliminar de Curso (CPC) dos últimos três anos, relativos aos cursos avaliados da instituição; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação. Para que uma Instituição de Ensino Superior (IES) tenha o IGC calculado é preciso ter, ao menos, um curso com estudantes concluintes inscritos no Enade.
 
Confira abaixo a tabela de notas das instituições (IGC) e acesse a dos cursos de graduação (CPC) do DF.
 
 
Inep/Divulgação
 

Desempenho nos cursos de graduação no DF

Calculado pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC), apenas o curso de pedagogia, artes visuais da  Universidade de Brasília (UnB) e geografia do Centro Universitário Projeção alcançaram a nota 5. 

O CPC é composto de oito componentes, agrupados em quatro dimensões que se destinam a avaliar a qualidade dos cursos de graduação. Para que um curso tenha o CPC calculado, é preciso ter, no mínimo, dois estudantes concluintes participantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Os critérios avaliados são: desempenho dos alunos no Enade, valor agregado pelo curso ao desenvolvimentos dos estudantes concluintes, perfil do corpo docente e percepção discente sobre as condições do processo formativo (questionário do estudante no Enade).

Ao todo, foram ranqueados 39 cursos de graduação em 50 instituições distintas. Só na UnB, as graduações avaliadas foram: arquitetura e urbanismo, matemática, letras/português, física, química, ciências biológicas, pedagogia, história, artes visuais, geografia, filosofia, educação física, engenharia da computação, ciência da computação, música, ciências sociais, engenharias (civil, elétrica, controle e automação, mecânica, química, produção, ambiental, florestal) e letras/inglês. 

Média geral de notas dos cursos de graduação de Brasília:

Engenharia mecânica, sistemas de informação e arquitetura e urbanismo: 2,5

Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, tecnologia em redes de computação, letras/português, letras/inglês, engenharia da computação, civil e elétrica, ciência da computação e música : 3

Matemática, ciências biológicas, pedagogia, história, educação física, ciências sociais, engenharia de controle e automação, engenharia de produção e tecnologia em gestão de tecnologia: 3,5

Geografia: 3,66

Filosofia, engenharia química, ambiental e florestal: 4

Artes visuais: 5

 
 
Estagiária sob supervisão de Ana Sá*