Ensino_EnsinoSuperior

Sisu e SisUnB são as primeiras seleções do ano para acesso a universidades

Sisu e SisUnB serão as primeiras seleções do ano que vão permitir o acesso a instituições públicas de ensino superior

Augusto Fernandes
postado em 05/01/2019 07:00
André Santana vai usar a nota do Enem para tentar uma vaga no curso de psicologia ou história
Em duas semanas, os alunos que sonham em ingressar em uma instituição pública de ensino superior do Brasil terão a oportunidade de se inscrever de forma gratuita em dois programas de seleção. Entre 22 e 26 de janeiro, quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou a 3; etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) em 2018 poderá concorrer a vagas em universidades por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou do Sistema Informatizado de Seleção para os Cursos de Graduação da UnB (SisUnB).

O Sisu, programa do Ministério da Educação (MEC), vai oferecer 235.476 vagas neste primeiro semestre. Das 129 instituições de ensino superior públicas do país que participam do sistema, três são do Distrito Federal: a Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e a UnB. A Escs vai oferecer 160 vagas para enfermagem e medicina (80 para cada graduação), enquanto o IFB disponibilizará 1.032 em 21 disciplinas. A UnB será a instituição do DF que mais vai receber estudantes por meio do sistema: serão 1.988 vagas para 89 cursos.

No Sisu, será avaliado o desempenho do candidato no Enem do ano passado. Alunos que obtiveram nota zero na redação não poderão se inscrever. O prazo para se cadastrar no portal do programa começa em 22 de janeiro. Para isso, o candidato precisa apenas de seu número de inscrição e senha cadastrados no Enem de 2018. Depois disso, ele deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu e definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas, ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

Ao fim da etapa de inscrição, em 25 de janeiro, o sistema selecionará automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). O resultado da chamada regular será divulgado em 28 de janeiro. Entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro, os alunos devem efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga. Caso a nota do candidato possibilite a classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

Os candidatos que não forem escolhidos nesta etapa do processo seletivo poderão integrar de uma lista de espera. Para isso, os alunos precisam acessar a página do Sisu na internet, entre 28 de janeiro e 4 de fevereiro, e manifestar interesse. Havendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para realização das matrículas será feita pela instituição, em 7 de fevereiro.

Expectativa

Desde 2017, a UnB também adota um sistema semelhante, o SisUnB, que, em 2019, vai oferecer 4.222 oportunidades; 2.112 vagas para o primeiro semestre e 2.110 para o segundo semestre. Assim como no programa do MEC, os interessados devem se atentar aos prazos. Em 23 de janeiro, será disponibilizada a consulta individual de desempenho dos participantes da 3; etapa do PAS de 2018, com os argumentos mínimos e máximos por sistema, câmpus, curso e turno, de acordo com as pré-opções dos candidatos, feitas no ato de inscrição da prova.

Entre 25 e 26 de janeiro, os participantes poderão acessar o portal do sistema e alterar, se desejarem, sua pré-opção de câmpus, curso e turno. Se isso não for feito, o sistema entenderá que o candidato quer continuar com a opção escolhida no ato da inscrição. No SisUnB, o candidato não poderá modificar o sistema de concorrência.

Ainda não foi definida a data em que a UnB divulgará o resultado dos candidatos selecionados. De qualquer forma, os alunos contemplados precisarão efetivar o registro na universidade por meio da internet e em algum posto da Secretaria de Administração Acadêmica da UnB e apresentar a documentação prevista no edital.

Recém-formada no ensino médio, Safyra Barbosa, 17 anos, tentará a sorte nos dois programas. O seu objetivo é estudar medicina, que no SisUnB é a graduação mais concorrida, com uma demanda de 56,27 candidatos por vaga. ;É um curso que eu sempre sonhei em fazer. Acho uma profissão muito bonita. Ajudar os outros é gratificante;, justifica. Quando se inscrever no Sisu, ela escolherá nutrição como segunda opção de curso. Além disso, Safyra não descarta estudar em outra unidade da Federação.

Já André Santana, 21, quer priorizar as instituições do Distrito Federal. Ele vai usar a nota do último Enem para tentar uma vaga em psicologia ou história. ;Estou atento aos prazos do Sisu. Não quero desperdiçar essa oportunidade, pois são dois cursos com que eu me identifico bastante. Estou confiante de que posso ser selecionado;, comenta.

Fique atento

Confira os prazos de cada uma das seleções

Sisu

Site da plataforma: sisu.mec.gov.br
18/1 ; Divulgação dos resultados individuais
22/1 a 25/1 (até as 23h59) ; Período de inscrições*
28/01 ; Resultado da chamada regular
28/1 a 4/2 ; Prazo para participar da lista de espera
30/1 a 4/2 ; Matrícula da chamada regular. Deverão ser observados os dias, horários e locais de atendimento definidos a cada instituição em seu edital próprio
7/2 ; Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

SisUnB

Site da plataforma: www.cespe.unb.br/pas
23/1 ; Resultado final das questões do tipo D e da prova de redação. Divulgação do relatório com argumentos mínimos e máximos de sistema, câmpus, curso e turno, conforme pré-opção da inscrição
25/1 (a partir das 8h) e 26/1 (até as 19h) ; Alteração da pré-opção de câmpus, curso e turno

* Quem quiser se inscrever para a UnB deve acessar o link
www.cespe.unb.br/concursos/ACESSOSISU_19_1, entre as 2h de 22 de janeiro e as 2h de 25 de janeiro

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação