Jornal Correio Braziliense

Ensino_EnsinoSuperior

Cursinho gratuito preparatório para a UnB recebe inscrições até fevereiro

Projeto voluntário oferecido por ex-alunos da universidade visa ajudar estudantes de baixa renda a se preparar para os vestibulares de acesso a instituições de ensino superior

Estudar na Universidade de Brasília (UnB) sempre pareceu um sonho distante para Gabriel Lucas Araújo, 21 anos. De família humilde, o morador da Ceilândia e aluno de escola pública durante o ensino médio acreditava que nunca teria boas chances de se preparar para os vestibulares que permitem acesso à instituição de ensino superior mais concorrida do Distrito Federal. Há três anos, no entanto, ele encontrou uma luz no fim do túnel. ;O Vestibular Cidadão me mostrou que chegar à UnB não é algo impossível para pessoas na mesma situação que a minha. Aprendi que somos capazes de tudo. Basta dedicação e força de vontade;, destaca.

Ele se refere ao projeto voluntário organizado por estudantes da própria UnB. Desde 2003, universitários se mobilizam para oferecer um cursinho gratuito, sem fins lucrativos, a alunos de baixa renda que estão prestes a terminar o ensino médio e querem começar sua trajetória no ensino superior. A ideia é que essas pessoas, especialmente quem estuda em escola pública ou é bolsista em um colégio particular, possam ter um aprendizado de qualidade para concorrer a uma vaga na UnB, seja por meio do vestibular, da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou do Programa de Avaliação Seriada (PAS).

;O projeto nasceu como uma maneira de nós tentarmos ser a mudança que queremos para o mundo. Ao doarmos um pouco do nosso tempo para ajudar jovens com realidades tão difíceis a superar obstáculos e realizar os seus sonhos, estamos dando o primeiro passo;, comenta o presidente do Vestibular Cidadão, Vinícius Machado, 22.

Há uma semana, o projeto abriu as inscrições para escolher 120 alunos que participarão das aulas do primeiro semestre deste ano. O processo seletivo contará com uma prova de conhecimentos gerais e entrevistas individuais dos candidatos (veja Calendário). As aulas terão início em março e durarão até o fim de maio, uma semana antes da realização do vestibular da UnB de 2019.

;Neste processo seletivo, tentamos ser extremamente justos, pois não temos capacidade para receber todos os alunos. Como a prova não é suficiente para conhecermos os candidatos, entrevistamos cada um para identificar quem realmente não tem condições de arcar com um curso preparatório e aqueles que estão interessados em se esforçar para aprender;, explica Vinícius.

Os alunos escolhidos, como Gabriel Lucas, participam de aulas de segunda a sábado. As disciplinas são ministradas na sua maioria por atuais ou ex-estudantes da UnB. ;Isso, de certa forma, nos aproxima da Universidade de Brasília. Quando o universitário compartilha a experiência dele conosco, passamos a confiar que também podemos chegar lá;, confessa. ;Neste ano, vou começar o quarto semestre de química. Tudo aquilo que vivenciei no Vestibular Cidadão em 2016 foi imprescindível para que eu entrasse na UnB. Sem esse projeto, talvez eu não conseguisse esse marco tão grande para a minha vida;, garante.

Dedicação

Os organizadores do Vestibular Cidadão estimam que mais de mil alunos que já passaram pelo projeto conseguiram ser aprovados para a UnB e outras instituições de ensino superior do DF e do país, como Alan Alves, 22, que hoje é diretor de Comunicação da iniciativa. Também estudante de química, ele ingressou na UnB em 2017, um ano após participar do cursinho. ;À época, vivi um dos momentos mais difíceis da minha vida, e o projeto significou um divisor de águas. Não sei o que seria de mim sem ele;, destaca.

Alan será um dos professores voluntários deste ano. Para ele, a responsabilidade é enorme. ;O conhecimento que eu passar aos alunos será fundamental para que eles consigam entrar em uma universidade. De certa forma, eles dependem de mim e vou dar o meu melhor. Tudo aquilo que aprendi no projeto quero repassar a esses estudantes;, relata. ;É gratificante saber que você é importante para a vida de alguém. Portanto, quero ajudar ao máximo para que cada um tenha a mesma sorte que eu;, acrescenta Alan.

São exemplos de sucesso como o de Pedro Pinheiro, 18, que os organizadores esperam repetir. No ano passado, ele foi aprovado para farmácia na UnB. ;Com o Vestibular Cidadão, tive a chance que todo aluno quer para se preparar com qualidade. Apesar de passar o dia inteiro estudando e, às vezes, sacrificando o tempo com a família e os amigos, isso valeu a pena;, comenta.

O jovem saía cedo de casa, no Riacho Fundo 1, e só voltava à noite, após as aulas do cursinho. Prova de que a dedicação vale a pena, ele compartilha um conselho precioso para os futuros alunos do Vestibular Cidadão. ;Peço que todos acreditem no seu potencial. O estudo pode nos levar para onde nós quisermos. Em algum momento, o caminho será difícil. Mas, a partir do momento em que nos esforçamos, podemos superar qualquer coisa. Muito mais do que o conteúdo das disciplinas, o Vestibular Cidadão me ensinou a ser persistente;, destaca.


Calendário

As inscrições para o Vestibular Cidadão podem ser feitas por meio do link www.vestibularcidadao.com/inscricao. Os interessados devem pagar uma taxa de R$ 10. Das 120 vagas, 60 serão para aulas no turno vespertino e 60 para o noturno. A seleção compreenderá avaliação de conhecimentos, avaliação socioeconômica e entrevista com o participante. Confira as datas para o projeto do primeiro semestre deste ano:

; 10/2 (até as 18h) - Data final para as inscrições
; 16/2 - Prova de conhecimentos gerais
; 23 e 24/2 - Entrevistas individuais
; 8 e 9/3 - Período para efetivação da matrícula
; 9/3 - Aula inaugural