Ensino_EnsinoSuperior

Cotistas pretos e pardos são reprovados em avaliação racial pela UFPE

Universidade garante que todos os candidatos que recorreram serão reavaliados em 21 e 22 deste mês

Samara Schwingel*
postado em 12/02/2019 19:54
O sistema de avaliação de cotas raciais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desclassificou 280 estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SiSu). Os candidatos não tiveram a autodeclaração racial validada pela Comissão de Validação de Autodeclaração Racial.
Universidade garante que todos os candidatos que recorreram serão reavaliados em 21 e 22 deste mês

No total, 188 jovens registraram pedido de recurso contra a decisão. Impedidos de realizarem as matrículas, pais e estudantes se reuniram, nesta terça-feira (12) em frente a reitoria da UFPE em busca de explicações. O pró-reitor para Assuntos Acadêmicos, Paulo Goes, reuniu-se com cinco representantes do grupo de estudantes que recorreram da decisão. ;Ratificamos que, como instituição pública, seguimos estritamente a norma e garantimos direitos. Os alunos que tiveram suas pré-matrículas não validadas passarão por uma nova comissão que reavaliará sua condição. E aqueles que tiverem suas matrículas validadas serão matriculados nos cursos em que passaram;, afirmou o pró-reitor.

Pedro Henrique Carneiro, 18 anos, aprovado no curso de medicina, afirma que assim que recebeu a notícia da desclassificação entrou com o pedido de recurso. ;Foi bem difícil aceitar o que havia acontecido, pois já cheguei até aqui e fui barrado;, disse.

Segundo o estudante, a única resposta obtiveram da universidade foi que irá ocorrer uma segunda avaliação. ;Gostaria que a próxima avaliação fosse mais justa, só isso;, ressalta.

Segundo a universidade, todos os candidatos que recorreram serão reavaliados nos dias 21 e 22 deste mês, apenas no Corpo Discente, no Câmpus Recife, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Em 25 deste mês, sairá o resultado da avaliação dos recursos e os estudantes que tiverem seus pedidos deferidos serão matriculados imediatamente.

A universidade ofertou 6.972 vagas no Sisu, das quais 2.400 foram destinadas às cotas étnico-raciais. Para validar a autodeclaração dos candidatos, foram levados em consideração, unicamente, os aspectos fenotípicos, conforme pode ser conferido no edital.


Estagiária sob a supervisão de Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação