Ensino_EnsinoSuperior

Festival de documentários de moda chega a Brasília

Além de filmes, haverá debates, oficinas e uma exposição de fotos

Eu, Estudante
postado em 11/03/2019 17:16
Chega a Brasília o Festival Internacional de Documentários de Moda (Feed Dog Brasil), evento que será realizado de amanhã até domingo (17), no Museu Nacional da República com entrada gratuita. O festival conta com a curadoria da jornalista Flávia Guerra e traz 12 títulos nacionais e internacionais sobre o mundo da moda e da imagem.
Foto de divulgação da exposição

Além da exibição dos filmes, o evento terá duas mesas de debate e duas oficinas com diálogos sobre as obras cinematográficas exibidas. Atualmente, os consumidores cobram cada vez mais transparência das empresas em relação ao processo de produção. O que esse movimento traz de mudança tanto para a produção da moda quanto para o estilo? O primeiro debate, mediado por Rafaela Lacerda, formada em moda e com pós-graduação em fashion design e gestão dos processos produtivos da moda, discute os rumos que a indústria e o mercado da moda têm traçado para criar produtos, meios e métodos de produção socialmente e ambientalmente responsáveis e sustentáveis.

Já o segundo será mediado pela jornalista Flávia Guerra e aborda a relação da moda com o cinema, contando a história de diversos estilistas que criaram figurinos marcantes. Além disso, o cinema sempre teve uma relação dinâmica com a moda, seja refletindo e incorporando as mudanças ocorridas na sociedade seja influenciando a própria moda.

A exposição de fotos é do acervo da Agência Fotosite, sob curadoria de Jussara Romão. Esta edição pretende mostrar a potência da moda como um fenômeno cultural em constante transformação.


OFICINAS



Moulage por Karina Petzold

Dias: quarta 13, quinta 14 e 15 sexta

Horário: das 16 às 18h

Moulage é a técnica de criação do molde no próprio manequim, em que o desenho da roupa é construído no espaço tridimensional para depois ser traduzido em um modelo-piloto.

Participação: livre e gratuita.

Limite de 10 vagas.


Upcycling por Nina Maria Fonseca

Dias: 16 sábado e 17 domingo

Horário: das 15 às 20h

O Upcycling, também conhecido como reutilização criativa, é o processo de transformação de subprodutos, resíduos e produtos inúteis em novos materiais. É uma forma de dar vida nova a roupas, restos de tecido, acessórios e tudo o que couber na nossa imaginação.

Nesta oficina Nina Maria propõe uma nova maneira de criar e pensar o vestuário.

Participação: livre e gratuita por ordem de chegada.

DEBATES


Mesa 1 - Sexta 15/03, às 17h

;Sustentabilidade e Responsabilidade Social estão na Moda?;

Nomes confirmados

Rafaela Lacerda - SP - mediadora

Romilda Gomes Moreira - BSB - debatedora

Iara Vidal - BSB debatedora

Daniela Auler - SP - debatedora


Mesa 2 - Sábado 16/03, às 17h

;Cinema e Moda ; Uma Relação ao Longo da História;.

Participam da Mesa:

Flávia Guerra ; SP - mediadora

Cecília Barroso - BSB - debatedora

Fernando Martins - BSB - debatedor
FEED DOG BRASIL 2018 ; Festival Internacional de Documentários de Moda
Local: Museu Nacional da República
Setor Cultural Sul Lote 02 ; Esplanada dos Ministérios ; Brasília DF
Quando: De 12 a 17 de março de 2019
Entrada franca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação