Ensino_EnsinoSuperior

Novo sistema de matrícula da UnB Idiomas prejudica universitários

Falha no processo deixa de fora cerca de 34 alunos que participavam do processo de seleção para bolsas de estudo

Tayanne Silva*
postado em 27/03/2019 17:08
Estudantes participantes da Assistência Estudantil da Universidade de Brasília (UnB) aguardam uma solução para problema enfrentado na inscrição do programa de concessão de bolsas de estudos nos cursos de línguas. É que o novo sistema criado pela UnB Idiomas e a Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS) apresentaram falhas durante o período de matrícula dos bolsistas, marcado para o período de 21 e 22 de março.
Pelas novas regras, a DDS enviaria a lista de todos os estudantes da UnB participantes da Assistência Estudantil. À UnB Idiomas, caberia revisar os CPFs recebidos na lista com as informações cadastradas na base de dados do portal do órgão.
Assim, quando o estudante entrasse para se matricular no site, o acesso dele estaria automaticamente liberado. Cerca de 34 estudantes não conseguiram participar da seleção porque o site exigia a confirmação do aluno como bolsista da Assistência Estudantil. A Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS) e a UnB Idiomas ainda estudam o que pode ser feito em relação aos alunos prejudicados.
A mensagem que apareceu para os alunos no site da UnB Idiomas

Antes, o aluno que usava o auxílio de Assistência Estudantil para concorrer uma bolsa no curso de idiomas tinha que requerer declaração da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS) e apresentá-la à UnB Idiomas, atestando a participação do aluno no programa de assistência estudantil.

Nota de Esclarecimento: inscrição UnB Idiomas para estudantes da Assistêcia Estudantil

Falha no processo deixa de fora cerca de 34 alunos que participavam do processo de seleção para bolsas de estudo


Gabriel da Silva de Oliveira, 20 anos, é um dos alunos barrados pelo novo sistema de matrícula. ;Pelo que acompanhei, as falhas não prejudicaram todos os beneficiários do programa de assistência estudantil. Por que não testaram o sistema antes de colocá-lo em prática? Será que ninguém teve a ideia?;, indaga o aluno do curso de letras aplicadas. Outra sugestão do jovem é que deveriam ter disponibilizado a lista para que os próprios alunos fizessem a conferência das informações.

Para estudar um idioma, Gabriel trancou uma disciplina no curso de graduação para deixar espaço para fazer o curso de línguas. "Preciso de um apoio de fora para ter um melhor aprendizado das línguas, já que as matérias da universidade cobram o básico em sala de aula. Eu me senti lesado, porque fiz um planejamento semestral e não pude tentar a bolsa por erro da instituição;, Gabriel disse.

O jovem entrou em contato por telefone, mas não teve resposta, então, decidiu mandar uma mensagem pelo Facebook. ;Eles disseram que haveria uma reunião entre as duas gestões para decidir sobre a correção do problema. "Espero que eles reabram as matrículas, mas agora com um sistema decente e que ninguém fique de fora ou que matriculem todos os estudantes que não puderam efetuar matrícula;, ele propõe.

As queixas dos estudantes na página da rede social

De acordo com a diretoria, a intenção de fazer mudanças no sistema foi para facilitar o processo de matrículas da UnB Idiomas e também diminuir a burocracia. Segundo os técnicos, é comum que as mudanças em sistemas apresentem problemas na hora da execução. A DDS afirma que entrou em contato com a UnB Idiomas para buscar a melhor solução para a falha do sistema. A UnB Idiomas informou que aguarda o recebimento da lista com os nomes dos alunos beneficiários do programa de assistência estudantil para reabrir as matrículas dos cursos de idiomas. A explicação da DDS para a falha no sistema foi que essa lista estava desatualizada.
Estagiárias sob supervisão de Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação