Ensino_EnsinoSuperior

Estudantes aprovados no Fies continuam sem poder estudar

Agora, o MEC prorrogou, até sexta-feira (5), o prazo para os alunos finalizarem as inscrições

Eu, Estudante
postado em 02/04/2019 16:43
print do site de inscrição do fies
Estudantes aprovados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) neste semestre podem ter o ano letivo prejudicado, pois ainda não conseguiram começar a ter aulas. Por problemas no momento de cadastro, há alunos que não conseguem efetuar a matrícula nas universidades e temem perder o semestre. Ciente do problema, o Ministério da Educação (MEC) adiou o prazo para finalizar as inscrições até sexta-feira (5),
no site do Fies.
O programa oferece contratos de financiamento de cursos de graduação em instituições particular. Porém, na fase em que fecham o contrato com a Caixa Econômica Federal, dentro do sistema de inscrições, estudantes são informados de que faltam informações no cadastro. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) explicou, em nota, que foi identificado um problema sistêmico e, nesses casos, o MEC ou os bancos operadores do programa prorrogam as inscrições.

O diretor-executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), Sólon Caldas afirma que é preciso minimizar os impactos para os estudantes. ;Nossa orientação é para que as instituições acolham, na medida do possível, os estudantes que foram pré-selecionados pelo Fies, mas não conseguem efetivar a contratação em virtude da falha no sistema;, afirma. ;Caso contrário, o ingresso desse aluno apenas após a formalização do contrato resultaria na perda automática do semestre por faltas. Com relação aos alunos, a orientação é para que eles busquem as instituições de ensino e assistam às aulas até que a situação contratual se normalize;, explica.

O problema

O resultado do Fies do primeiro semestre de 2019 foi divulgado em 25 de fevereiro. O prazo para finalizar as inscrições era até 7 de março. Porém, quando os estudantes chegavam à fase de fechar o contrato com a Caixa Econômica Federal, eles eram informados de que faltam informações no cadastro para finalizar o processo. Sendo assim, o MEC havia estendido o prazo até 11 de março. Agora, adiou mais uma vez, para 5 de abril.

Leia a nota do FNDE na íntegra:

"Foi identificado um problema sistêmico que tem impedido a troca de informações com o agente financeiro em relação aos candidatos pré-selecionados do Fies referente a este primeiro semestre de 2019. Nesse contexto, de acordo com o Edital SESU/MEC n; 1, de 2.1.2019, item 6.2 das disposições finais, os estudantes não serão prejudicados em relação ao prazo para contratação do financiamento tendo em vista que haverá prorrogação e, assim, poderão contratar normalmente o financiamento estudantil, desde que atendidos os demais requisitos para concessão do financiamento, nos termos da Portaria MEC n; 209, de 2018, e dos normativos vigentes da modalidade Fies. Veja abaixo trecho de edital que aponta essa possibilidade:

6.2. Exclusivamente para a modalidade Fies, em caso de erros ou da existência de óbices operacionais por parte da IES, da CPSA, do agente financeiro ou dos gestores do Fies, que resultem na perda de prazo para validação da inscrição e contratação do financiamento pelo CANDIDATO pré-selecionado, a SESU/MEC ou o agente operador do Fies, a depender do momento em que o erro ou óbice operacional for identificado, poderão, até o dia 30 de junho de 2019, adotar as providências necessárias à prorrogação dos respectivos prazos, nos termos do art. 107 da Portaria MEC n; 209, de 2018, após o recebimento e avaliação das justificativas apresentadas pela parte interessada e, se for o caso, autorização da SESu/MEC sobre a existência de vagas."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação