Ensino_EnsinoSuperior

Confira cinco dicas para se preparar para o Ielts

Especialistas da British Council orientam estudantes para o teste de proficiência em inglês

Eu, Estudante
postado em 15/04/2019 18:28

Pessoa fazendo o exame do IELTS
Obter uma boa pontuação no Ielts, exame mais popular de proficiência em língua inglesa, é um grande passo para quem deseja estudar, trabalhar ou morar no exterior. O o exame é aceito em mais de10 mil instituições em 140 países. Pensando nisso, confira cinco dicas dos do British Council para chegar confiante no dia da prova.

Devore o material gratuito de estudo
Ao se inscrever para o Ielts com o British Council, o estudante tem acesso ao Road to Ielts, um parrudo curso preparatório inteiramente grátis, composto de 30 horas de aulas. São 9 tutoriais, mais de 100 atividades interativas e 2 simulados para cada habilidade testada (Speaking, Listening, Writing e Reading). O British Council também disponibiliza aplicativos para o estudante praticar. Além disso, a plataforma Future Learn (www.futurelearn.com) oferece outro curso gratuito específico para o exame, o Understanding IELTS, desenvolvido pelo British Council.

Entenda a estrutura do IELTS
Mesmo quem já domina a língua inglesa deve se preparar especificamente para o Ielts, conhecendo a fundo suas exigências e o tempo reservado para cada uma de suas seções. A parte escrita do exame tem duração de 2 horas e 45 minutos e examina as habilidades de Writing, Listening e Reading. Já o Speaking é testado pessoalmente com o examinador, em 15 minutos, e eventualmente em data diferente à da prova escrita. É fundamental conhecer o tempo reservado para cada seção e estudar usando cronômetro para fazer os simulados.

Elabore estratégias para ganhar tempo
Durante a prova, administrar bem o tempo é o grande desafio. Pensando nisso, os cursos online desenvolvidos pelo British Council dão dicas preciosas para ganhar tempo ao, por exemplo, ler as questões. São orientações estratégicas que só quem desenvolveu o exame consegue dar.

Estude mesmo quando não estiver estudando
Incorpore a língua inglesa à sua rotina ; vai ler um romance para relaxar? Leia em inglês. Vai assistir a um filme na Netflix? Tire as legendas para praticar ainda mais o Listening. Palestras em sua área de interesse e TEDs também são uma ótima forma de treinar o ouvido. Ler revistas e notícias online nos portais dos grandes jornais em língua inglesa também ajuda a aumentar seu vocabulário. Faça do inglês um hábito em sua vida.

Vá descansado para a prova e tente relaxar
Invista pesado em sua preparação, mas tire o dia anterior ao exame para descansar e dormir cedo. No dia da prova, alimente-se bem e chegue antes do horário marcado. Lembre-se: na hora H, não há mais nada a fazer do que tentar relaxar e mostrar que, sim, você está preparado.

O British%u202FCouncil%u202Fé a organização internacional sem fins lucrativo do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. No Brasil, a companhia aplica o IELTS em 15 cidades espalhadas pelas 5 regiões do país. Para mais informações acesse o site da instituição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação