Confira cinco dicas para se preparar para o Ielts

Especialistas da British Council orientam estudantes para o teste de proficiência em inglês

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 15/04/2019 18:28 / atualizado em 15/04/2019 18:48


 
Reprodução
 
Obter uma boa pontuação no Ielts, exame mais popular de proficiência em língua inglesa, é um grande passo para quem deseja estudar, trabalhar ou morar no exterior. O  o exame é aceito em mais de10 mil instituições em 140 países. Pensando nisso, confira cinco dicas dos do British Council para chegar confiante no dia da prova. 

Devore o material gratuito de estudo 
Ao se inscrever para o Ielts com o British Council, o estudante tem acesso ao Road to Ielts, um parrudo curso preparatório inteiramente grátis, composto de 30 horas de aulas. São 9 tutoriais, mais de 100 atividades interativas e 2 simulados para cada habilidade testada (Speaking, Listening, Writing e Reading). O British Council também disponibiliza aplicativos para o estudante praticar. Além disso, a plataforma Future Learn (www.futurelearn.com) oferece outro curso gratuito específico para o exame, o Understanding IELTS, desenvolvido pelo British Council. 

Entenda a estrutura do IELTS 
Mesmo quem já domina a língua inglesa deve se preparar especificamente para o Ielts, conhecendo a fundo suas exigências e o tempo reservado para cada uma de suas seções. A parte escrita do exame tem duração de 2 horas e 45 minutos e examina as habilidades de Writing, Listening e Reading. Já o Speaking é testado pessoalmente com o examinador, em 15 minutos, e eventualmente em data diferente à da prova escrita. É fundamental conhecer o tempo reservado para cada seção e estudar usando cronômetro para fazer os simulados. 

Elabore estratégias para ganhar tempo 
Durante a prova, administrar bem o tempo é o grande desafio. Pensando nisso, os cursos online desenvolvidos pelo British Council dão dicas preciosas para ganhar tempo ao, por exemplo, ler as questões. São orientações estratégicas que só quem desenvolveu o exame consegue dar. 

Estude mesmo quando não estiver estudando 
Incorpore a língua inglesa à sua rotina – vai ler um romance para relaxar? Leia em inglês. Vai assistir a um filme na Netflix? Tire as legendas para praticar ainda mais o Listening. Palestras em sua área de interesse e TEDs também são uma ótima forma de treinar o ouvido. Ler revistas e notícias online nos portais dos grandes jornais em língua inglesa também ajuda a aumentar seu vocabulário. Faça do inglês um hábito em sua vida. 

Vá descansado para a prova e tente relaxar 
Invista pesado em sua preparação, mas tire o dia anterior ao exame para descansar e dormir cedo. No dia da prova, alimente-se bem e chegue antes do horário marcado. Lembre-se: na hora H, não há mais nada a fazer do que tentar relaxar e mostrar que, sim, você está preparado. 

O British%u202FCouncil%u202Fé a organização internacional sem fins lucrativo do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. No Brasil, a companhia aplica o IELTS em 15 cidades espalhadas pelas 5 regiões do país. Para mais informações acesse o site  da instituição.