Ensino_EnsinoSuperior

Mais de 1.500 vagas para doutorado na França

O país investe 48 bilhões de euros por ano em pesquisa

Eu, Estudante
postado em 16/04/2019 17:15
Interessados em fazer doutorado na França podem enviar as candidaturas nas próximas semanas. No catálogo do Campus France Brasil é possível acessar mais de 1.500 editais para doutorado pleno, pós-doutorado e estágio de mestrado nas mais diversas áreas. Cada vaga tem pré-requisitos e prazos de inscrição diferentes, então é necessário acessar o portal para confirmar.
Além de acessar as vagas existentes (disponíveis na aba ;ofertas;), os pesquisadores também podem conhecer as diferentes linhas de pesquisa das escolas e enviar um projeto espontaneamente para doutorado pleno, doutorado sanduíche ou cotutela. A maior parte das ofertas preveem financiamento via contrato doutoral ou bolsa de estudos. Todas as informações sobre o tema estão disponíveis no link.

Doutorado na França

A França investe 48 bilhões de euros por ano em pesquisa, o equivalente a 2,24% de seu PIB. Existem 270 escolas doutorais ligadas a 2500 laboratórios de pesquisa públicos espalhados por todo o país. No total, 42% dos doutorandos inscritos nestas instituições são estrangeiros.

O doutorado é o mais alto diploma emitido pelas universidades francesas e pode ser concluído em três anos. A taxa de inscrição no doutorado na França é de 380 euros por ano.

Financiamento para pesquisas

Existem inúmeros mecanismos de financiamento disponíveis para doutorandos internacionais e algumas escolas doutorais exigem um financiamento mínimo para o ingresso. Uma ferramenta útil para a busca de financiamento é o catálogo de bolsas do Campus France Brasil, onde constam 83 bolsas disponíveis para brasileiros.
O país investe 48 bilhões de euros por ano em pesquisa

Os doutorandos também podem verificar juntos às escolas a possibilidade de estabelecer um contrato doutoral, que é um contrato de trabalho assinado entre a instituição e o pesquisador. Outras instituições que utilizam o mesmo mecanismo ou oferecem bolsas de estudos são a Agência Nacional de Pesquisa, órgãos franceses de pesquisa (Cnes, CNRS, CEA, entre outros) ou órgãos de fomento à pesquisa do governo brasileiro (Capes, CNPq, agências estaduais). Ainda é possível buscar financiamento junto a empresas ou União Europeia.

Cursos de imersão científica e linguística

Aqueles que desejam conhecer os setores de ponta da pesquisa francesa, aprender o idioma e ainda estabelecer uma rede de contatos com laboratórios, empresas, cientistas e professores, podem participar dos programas de curta duração French %2b Sciences. Os programas, voltados aos mestrandos e doutorandos que desejam continuar suas pesquisas na França, são ministrados em inglês e têm duração de 4 semanas.

A programação inclui conferências, debates, visitas técnicas, apresentação sobre oportunidades de estudos, tutoria acadêmica individual, aulas de francês e atividades culturais. Em 2019, o Campus France oferece sessões sobre ciências do mar e desenvolvimento sustentável.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação