Ensino_EnsinoSuperior

MEC publica portaria que define os cursos avaliados no Enade 2019

O exame será aplicado em 24 de novembro

Eu, Estudante
postado em 17/04/2019 15:35
O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU), desta quarta-feira (17/4), a portaria n; 828, que estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. O exame é designado para estudantes vinculados às áreas de avaliação do Ano I do Ciclo Avaliativo do Enade e será aplicado em 24 de novembro deste ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O exame será aplicado em 24 de novembro
As áreas relativas ao grau de bacharel incluem: agronomia, arquitetura e urbanismo, biomedicina, educação física, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de produção, engenharia de controle e automação, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia e zootecnia. As áreas relativas ao grau de tecnólogo abrangem: tecnologia em agronegócio, tecnologia em estética e cosmética, tecnologia em gestão ambiental, tecnologia em gestão hospitalar, tecnologia em radiologia e tecnologia em segurança no trabalho.

Cada Instituição de Educação Superior (IES) deverá inscrever os alunos ingressantes e concluintes desses cursos para o Enade 2019. Os ingressantes são inscritos apenas para regularização e são dispensados da participação efetiva na prova. Os concluintes habilitados e inscritos, segundo a portaria, são requisitados para participar da prova e preencher o Questionário do Estudante.

Obrigatório ao currículo escolar, o Enade é fundamental para que o estudante conclua o curso e obtenha o diploma. A regularidade no exame integrará o histórico escolar do aluno e será atestado pelo Inep.

Critérios para inscrição

Ingressantes: estudantes que tenham iniciado o curso em 2019, estejam adequadamente matriculados e tenham de zero a 25% da carga horária mínima do currículo completa até o final do período de inscrições do Enade;

Concluintes de cursos de bacharelado: estudantes que tenham completado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham colado grau até o fim das inscrições do Enade, ou com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2020;

Concluintes de cursos superiores de tecnologia: estudantes que tenham cumprido 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham colado grau até o último dia do período de inscrições do Enade, ou com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2019.

Cronograma

O edital do Enade 2019, com os detalhes, prazo e procedimentos técnicos, será publicado publicado futuramente pelo Inep. As diretrizes das provas e os resultados do Enade 2019 também serão divulgados pelo Inep.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação