Ensino_EnsinoSuperior

UnB tem aulas suspensas devido a estragos da chuva

Confira os estragos no câmpus Darcy Ribeiro após as chuvas do último domingo. Bloco B, do subsolo do ICC Norte, está interditado nesta segunda-feira (22/4)

Alan Rios, Thays Martins
postado em 22/04/2019 10:37
Anni Correa, 21 anos, estudante de arquitetura, foi surpreendida com o fechamento do ICC Norte

Alas tomadas pela água, equipamentos molhados e subsolos como piscinas. As chuvas do último domingo(21/4) deixaram a Universidade de Brasília (UnB) em um estado crítico e preocuparam quem tem atividades programadas nesta segunda-feira (22/4). Mas, segundo a Administração da instituição, um levantamento inicial mostrou que não há danos à estrutura dos prédios e somente atividades no bloco B do subsolo do ICC Norte estão suspensas.

"Nos demais locais da Universidade, as atividades ocorrerão normalmente", informou por meio de nota. Uma limpeza está sendo realizada no local mais afetado para que ele volte a ser liberado para aulas o quanto antes. Ainda de acordo com a UnB, os estragos foram causados pela água que veio de fora do campus. "Embora os bueiros da instituição estivessem limpos e em bom funcionamento, a força da enxurrada, vinda da Asa Norte, ocasionou a sobrecarga do sistema de drenagem."

[SAIBAMAIS]As avaliações do impacto da chuva já começaram no domingo, quando a Universidade recebeu a reitora Márcia Abrahão, o vice-reitor Enrique Huelva, o chefe de Gabinete, Paulo César Marques, o prefeito da UnB, Valdeci Reis, e a secretária de Infraestrutura, Helena Zanella. Os representantes percorreram o ICC e a Faculdade de Tecnologia acompanhados de engenheiros especialistas.

Até agora, não se tem um dado de quantos e quais equipamentos foram danificados. Estudantes chegaram a lamentar nas redes sociais por encontrar livros e outros objetos do campus sob a água da enxurrada.

Confira os estragos no câmpus Darcy Ribeiro após as chuvas do último domingo. Bloco B, do subsolo do ICC Norte, está interditado nesta segunda-feira (22/4)

Documentos danificados

Uma das salas mais atingidas foi a sede da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), localizada no subsolo do ICC. A professora chefe do departamento lamentou com indignação o ocorrido. "Nosso grupo tem 80 anos e a sala sede ficou 100% destruída. Não nos importa muito alguns equipamentos como computadores, mas nos importam os documentos. Eu acabei de resgatar um arquivo de 1981, que possivelmente não se tenha mais digitalizado", disse Valdenizia Peixoto.

Segundo ela, a causa da perda histórica foi a falta de serviço de infraestrutura. "Em 2011 houve uma chuva que também trouxe estragos, então fecharam os vãos por onde entrava a água nas salas do subsolo. Mas três salas não foram fechadas, não sei porque. Uma delas foi a nossa, que ficou completamente destruída. Todos os móveis foram para a porta e o nível da água subiu quase dois metros dentro da sala".

Estudantes sem aula


A estudante de arquitetura Anni Correa, 21 anos, tem todas as aulas no ICC Norte. "Tínhamos recebido uma mensagem ontem a respeito do alagamento, mas não sabíamos que tinha tomado essa proporção", conta. "Nos falaram que as aulas estariam cancelada até as 14h, mas eu tenho aula até as 18h, então estou esperando um aviso dos professores", completa.

A também estudante de arquitetura Adriana Moreira, 22 anos, não sabe se espera para ver se terá as aulas, ela tem atividades até as 20h no câmpus. "Eles estão avisando agora, nem os professores estão sabendo. Eu estou pensando em ir embora, por que não sei se vale a pena ficar aqui", afirma.

"Parece que alagou muitas salas e o anfiteatro virou uma piscina. No meu departamento todas as aulas foram canceladas", relata Luiz Fernando da Silva Dias, 22 anos, estudante do curso de design gráfico. Ele conta que vai ficar até mais tarde para poder estudar para um prova e também porque tem aula à noite no ICC Sul.
Luiz Fernando se surpreendeu ao achar os portões da universidade fechados
De acordo com a UnB, O ICC Norte e a Biblioteca Central ficarão fechados até o meio-dia. Além disso, a energia em todo o câmpus estará instável. O fechamento, de acordo com a universidade, é para que seja feita uma análise mais criteriosa dos danos causados.

Veja a nota na íntegra:

A Administração da Universidade de Brasília informa que está acompanhando, com atenção, as consequências da forte chuva que caiu na tarde deste domingo, 21 de abril. A reitora Márcia Abrahão, o vice-reitor Enrique Huelva, o chefe de Gabinete, Paulo César Marques, o prefeito da UnB, Valdeci Reis, e a secretária de Infraestrutura, Helena Zanella, estiveram no campus da Asa Norte no fim da tarde de domingo, acompanhados de especialistas da área de engenharia e técnicos da Prefeitura. Eles percorreram o prédio do ICC e a Faculdade de Tecnologia, dois dos locais mais atingidos.

Uma avaliação inicial não identificou danos à estrutura. Embora os bueiros do câmpus estivessem limpos e em bom funcionamento, a força da enxurrada, vinda da Asa Norte, ocasionou a sobrecarga do sistema de drenagem.

O ICC Norte e a Biblioteca Central ficarão fechados até meio-dia desta segunda-feira, 22 de abril, para uma análise mais criteriosa a respeito das consequências. As atividades nesses dois locais estarão suspensas no período. O fornecimento de energia pode ser interrompido em todo o câmpus durante alguns instantes.

A Administração e os diretores das unidades acadêmicas e administrativas farão, ao longo das próximas horas, um levantamento mais completo dos danos materiais decorrentes da chuva.
*Estagiária sob supervisão de Ana Sá

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação