Ensino_EnsinoSuperior

Bolsonaro critica faculdades de humanas e apoia redução de investimentos

Segundo o presidente, a ideia é 'focar em áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte', como enfermagem e veterinária, por exemplo

Bernardo Bittar
postado em 26/04/2019 12:02
A proposta de Weintraub foi anunciada, nessa quinta-feira (25/4), e endossada pelo presidenteO presidente Jair Bolsonaro elogiou a postura do ministro da Educação, Abraham Weintraub, de propor a redução dos investimentos em cursos de áreas humanas para priorizar as faculdades que, nas palavras dele, ;geram retorno de fato;, como ;enfermagem, veterinária, engenharia e medicina;. Segundo o presidente, a ideia é ;focar em áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte;.

A proposta de Weintraub foi anunciada, nessa quinta-feira (25/4), e endossada pelo presidente. O ministro fez o anúncio durante transmissão ao vivo pelo Facebook ao lado de Bolsonaro. Mas Abraham Weintraub não detalhou a dinâmica desta decisão, limitando-se a dizer que os alunos atuais não serão afetados. Também adiantou que a medida foi tomada com base em situações ocorridas no Japão, país que tomou medidas semelhantes na área da educação.

;O Japão que é um país que está tirando dinheiro público, do pagador de imposto, de faculdades para a pessoa que já é muito rica, como, por exemplo, filosofia. Pode estudar filosofia? Pode, com dinheiro próprio;, disse o ministro da Educação. Ainda no exemplo japonês, Weintraub também mencionou sociologia como um curso que poderia ter investimento menor.

Em sua mensagem no Twitter sobre o tema, Jair Bolsonaro foi além e incluiu a expressão ;humanas; para mostrar que esse direcionamento de gastos pode ser ainda mais amplo. ;A função do governo é respeitar o dinheiro do contribuinte, ensinando para os jovens a leitura, escrita e a fazer conta e depois um ofício que gere renda para a pessoa e bem-estar para a família, que melhore a sociedade em sua volta;, escreveu, na rede social.
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação