Ensino_EnsinoSuperior

Ato no RU da UnB nesta quinta-feira (2) defende autonomia universitária

Mobilização foi marcada após afirmações do ministro da Educação sobre cortes nas universidades federais

Eu, Estudante
postado em 01/05/2019 14:19
Estudantes e trabalhadores da Universidade de Brasília (UnB) organizam ato em defesa da autonomia universitária e da educação pública nesta quinta-feira (2), às 12h, no Restaurante Universitário (RU).
Comitê em defesa da UnB convocou ato no Restaurante Universitário
A mobilização conta com apoio da AdUnB (Associação dos Docentes da Universidade de Brasília) e do Sintfub (Sindicato dos Servidores Técnico Administrativo da Fundação Universidade de Brasília) e vem em resposta à promessa do Ministério da Educação (MEC) de cortar verbas das universidades federais.

Outras providências

O conselho da AdUnB se reunirá na sexta-feira (3) para debater providências frente ao bloqueio orçamentário. Uma assembleia geral em 9 de maio também deve avaliar o assunto. O Sintfub tem assembleia geral marcada para esta sexta-feira (3).

Entenda o caso

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, mudou de ideia após ter afirmado que reduziria recursos destinados a universidades com resultados acadêmicos "aquém do esperado" ou nas quais ocorra "balbúrdia" ; critérios nos quais ele enquadrou a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), apesar de as três serem bem avaliadas tanto nacional quanto internacionalmente.
As intenções geram preocupação e indignação entre professores, estudantes, funcionários e outros interessados no ensino superior público e na pesquisa. A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) questionou os argumentos do MEC e pediu diálogo.
Outras instituições como Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, UNE (União Nacional dos Estudantes), ANPG (Associação Nacional dos Pós-Graduandos), Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas no Brasil), Atens (Sindicato Nacional dos Técnicos de Nível Superior das Ifes) e Proifes (Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico) também se manifestaram contra os cortes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação