Ensino_EnsinoSuperior

Após cortes na educação, estudantes protestam contra Bolsonaro no Rio

Quase a totalidade dos manifestantes é formada por alunos de instituições federais, em especial dos Colégios Pedro II, Cefet e Instituto Federal, além de alunos de universidades

Agência Estado
postado em 06/05/2019 09:43

O ato é acompanhado por guardas municipais e por integrantes da Polícia do ExércitoUm grupo com pelo menos 300 manifestantes, a maioria estudantes, estava reunido por volta das 8h30 próximo ao Colégio Militar do Rio (CMRJ), onde o presidente Jair Bolsonaro participa de cerimônia alusiva aos 130 anos da instituição, na manhã desta segunda-feira (6/5). O protesto é contra o corte de verbas na Educação anunciado pelo governo federal na semana passada.

Quase a totalidade dos manifestantes é formada por alunos de instituições federais, em especial dos Colégios Pedro II, Cefet e Instituto Federal, além de alunos de universidades, como UFRJ. Além deles, um grupo carrega bandeiras e faixas da Frente Internacionalista dos Sem Teto. Uma manifestante veste uma camiseta com a inscrição "Lula Livre".

O ato é acompanhado por guardas municipais e por integrantes da Polícia do Exército - a Força montou um forte esquema de segurança no local. Nenhum incidente havia sido registrado até a publicação desta nota.

[VIDEO1]

Esquema de segurança

Um forte aparato do Exército foi montado no entorno do Colégio Militar, após, no domingo (5/5), estudantes do Colégio Pedro II e outros afetados pelo corte do orçamento na Educação divulgaram que fariam um protesto hoje no local. Dezenas de soldados do Exército já se encontram de prontidão nas ruas próximas ao colégio, formando um cordão humana com soldados enfileirados de 10 em 10 metros, além de veículos militares espalhados pelo bairro.

O presidente Jair Bolsonaro chegou pouco depois das 8h. Cercado de forte aparato de segurança, Bolsonaro chegou sem problemas ao local, apesar das ameaças de protestos. Bolsonaro deverá ficar no mínimo duas horas no evento, que terá várias etapas, entre elas a entrega de uma medalha do Colégio ao presidente, desfiles e discursos das autoridades presentes. Acompanham Bolsonaro o governador do Rio, Wilson Witzel, e o prefeito da cidade, Marcelo Crivella.

Quase a totalidade dos manifestantes é formada por alunos de instituições federais, em especial dos Colégios Pedro II, Cefet e Instituto Federal, além de alunos de universidades

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação