Ensino_EnsinoSuperior

Estudantes brasileiros se preparam para a Intel ISEF

A feira ocorre entre 13 e 17 de maio

Eu, Estudante
postado em 09/05/2019 14:56

duas mulheres na feira de ciências

Nesta quinta-feira (9/5), 25 estudantes do ensino médio e técnico estarão na Universidade de São Paulo (USP) para um workshop preparatório antes de participarem da International Science and Engineering Fair (Intel ISEF). A feira pré-universitária será no Arizona (EUA), entre 13 e 17 de maio. No evento, os alunos poderão apresentar diversos projetos e concorrer a prêmios.

A preparação é organizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP. Durante o encontro, os estudantes receberão informações sobre os critérios de avaliação da Intel ISEF e de estratégias para apresentação, em inglês, dos projetos. Como explicar, por exemplo, que um ;plástico; feito de sabugo de milho é tão viável quanto um de poliestireno? Ou que um sistema de comunicação baseado no piscar dos olhos funciona bem para portadores de esclerose lateral amiotrófica? Ou que a semente da Moringa oleífera evita a proliferação de algas e por isso protege o ecossistema de lagos?

Dos 25 estudantes que integram a delegação brasileira, 14 foram selecionados na 17; Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada em São Paulo (SP), e 11 na última edição da MOSTRATEC, de Novo Hamburgo (RS). A FEBRACE já acumula 58 premiações na feira internacional. Em 2018, na edição realizada em Pittsburgh, na Pensilvânia, os estudantes brasileiros trouxeram para casa oito prêmios, conquistando, assim, o primeiro lugar entre os países latino-americanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação