Ensino_EnsinoSuperior

Bolsonaro sobre protestos: 'São idiotas úteis, não sabem a fórmula da água'

Presidente falou ao chegar ao Texas, onde será homenageado pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 15/05/2019 13:27
Bolsonaro fala com brasileiros e com a imprensa na chegada a Dallas, no TexasEnquanto estudantes e profissionais da educação se mobilizam no país, nesta quarta-feira (15/5), o persidente Jair Bolsonaro chegou a Dallas (Texas), onde foi receber uma homenagem como personalidade do ano da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.

A homenagem ocorreria inicialmente em Nova York, mas foi transferida depois de diferentes estabelecimentos se recusarem a receber o evento, aderindo a uma campanha contra Bolsonaro liderada pelo prefeito da cidade americana, Bill de Blasio.

Ao conversar com jornalistas, em frente ao hotel onde ficará hospedado, o presidente minimizou o movimento contra os cortes na área da educação e areforma da Previdência, chamando os manifestantes de "idiotas úteis".

"É natural, mas a maioria (dos manifestantes) é militante. Se você perguntar a fórmula da água, não sabem, não sabem nada. São uns idiotas úteis sendo usados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo das universidades federais no Brasil", afirmou Bolsonaro.

Lei de Responsabilidade

O presidente negou que esteja realizando cortes na educação e afirmou que, na verdade, assumiu o Planalto com o país "destruído" e, que, por isso, a previsão orçamentária acabou afetada. "Se não tiver esse contingenciamento, eu simplesmente entro contra a lei de responsabilidade fiscal. Então não tem jeito, tem que contingenciar", afirmou.

Na terça-feira à noite, deputados do partido de Bolsonaro, o PSL, chegaram a afirmar que o presidente havia voltado atrás no contigenciamento. , por meio de notas emitidas por diferentes ministérios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação