Ensino_EnsinoSuperior

MEC reformula Encceja, mas mantém cronograma da prova de 2019

O Inep informou ainda que a versão de 2019 teve um aumento de 75% no número de inscritos

Ingrid Soares
postado em 04/06/2019 10:59
EnccejaApesar da quebra de informações, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 teve o cronograma mantido. O comunicado foi feito pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes durante uma coletiva de imprensa no prédio do Ministério da Educação.

Ele informou ainda que o número de inscrições aumentou 75%. Ao todo, foram 2. 973. 375 inscrições entre os dias 20 e 31 de maio. As matrículas para o ensino médio foram maioria com 2.331.799 inscritos, representando um total de 78,4%.

Os estados com o maior número de inscritos foram São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. O perfil levantado pela pasta mostra também que a maioria dos candidatos é composta por mulheres. Elas representam 52,95% dos candidatos.

No último dia 21, o Inep localizou uma falha de segurança no exame e, por este motivo, dois funcionários foram exonerados, sendo que um deles ocupava cargo comissionado. Segundo Lopes, o problema foi verificado dentro do próprio órgão e não na gráfica Valid Soluções S.A. responsável pela impressão das provas. Ele garantiu que não houve vazamento.

"Isso foi superado, nós enviamos uma nova prova para a gráfica dentro dos padrões estabelecidos pelo Inep, então agora temos tranquilidade para continuar a questão do Encceja dentro dos prazos estipulados", diz Lopes.

O presidente da pasta atribuiu ainda três motivos para o aumento substancial no número de inscritos."À percepção, através do questionário socioeducativo, de pessoas que estão buscando a certificação, principalmente do Ensino Médio, como forma de melhorar sua condição de trabalho: melhorar a remuneração ou procurar outro posto de trabalho a partir da certificação", afirmou.

Encceja

Podem participar aqueles que não terminaram os estudos na idade adequada podem fazer o exame para obter a certificação de conclusão no ensino fundamental ou médio.Os interessados no certificado do ensino fundamental precisam ter, pelo menos, 15 anos completos na data da prova. Para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é de 18 anos. Uma novidade desta edição é a versão do edital em Libras. A prova ocorre no dia 25 de agosto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação